As poderosinhas da fotomontagem – por Andréa Dórea

AS PODEROSINHAS DA FOTOMONTAGEM
Elas são lindas, criativas, divertidas e falantes. As alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Pequenina Calixto, em Paraty: Shirley (12 anos); Franciele (12 anos); Camili (12 anos); Ana Lídia (13 anos); Ana Clara (13 anos) e Ana Carolina (14 anos), participaram da minha Oficina de Fotomontagem com Aparelhos Móveis.

A oficina aconteceu em outubro, graças ao projeto Extra Muros; patrocinado pela Casa da Cultura de Paraty; e ao apoio maravilhoso da equipe da escola, que me acolheu e forneceu o necessário para que a oficina acontecesse. Foram cinco encontros onde eu pude ensinar um pouco sobre fotografia, arte, formas de olhar o mundo, de expressar sentimentos e ideias.

Cinco encontros onde aprendi mais do que ensinei, observei as meninas, ouvi suas histórias, dei muita risada e me encantei com a esperteza e sensibilidade destas poderosinhas, cujos trabalhos lindos e criativos estão expostos aqui no Vai Paraty. As alunas tiveram um contato com a fotografia tradicional, sua linguagem e puderam experimentar meu equipamento fotográfico também. Já o trabalho de fotomontagens é inspirado na arte do Grafite com suas cores, formas, mensagens e foi feito totalmente em aparelhos celulares.

Parabéns meninas. Vocês são ótimas. Não se esqueçam de que o conhecimento é um bem que não pode ser usurpado em hipótese alguma, quanto mais aprendemos e propagamos o que foi aprendido, mais enriquecemos interiormente e mais chances temos de encontrar nosso lugar no mundo. E que o de vocês seja, entre outros lugares incríveis, os espaços culturais da cidade.
No final da galeria de trabalhos das alunas, estão os retratos que eu fiz delas, utilizando a mesma técnica. Minha singela homenagem.

AGRADECIMENTOS:
Casa da Cultura de Paraty – http://casadaculturaparaty.org.br/ , pelo incentivo à Cultura e à Arte na cidade.
Giancarlo Mecarelli, que nos recebeu na Casa da Cultura, conversou sobre fotografia com as meninas, conheceu o trabalho delas e ofereceu espaço para divulgação na página do Festival de Fotografia Paraty em Foco – https://www.facebook.com/festivalparatyemfoco .
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Pequenina Calixto, cuja equipe trabalha empenhada no desenvolvimento dos alunos, através de projetos voltados para seus interesses e habilidades.
Aos amigos do Vai Paraty pelo espaço que me oferecem quando o assunto é Educação e Cultura. Bravo!

PARTICIPANTES:
Shirley da Silva
Franciele dos Santos
Camili Villela
Ana Lídia Nogueira
Ana Clara Cowan
Ana Carolina Cordeiro

PROFESSORA:
Andrea Dórea – http://www.andreadorea.com/

 

Matéria enviada por Andrea Dórea

Guido Nietmann é fotógrafo, nascido em São Paulo, mas é apaixonado e mora há 6 anos em Paraty. Criou em parceria com a fotógrafa Roberta Pisco a Fotos Incríveis, especializada em fotografia de alto padrão. Eterno apaixonado por Paraty, não se cansa de retratar as belezas da cidade e nutre uma paixão toda especial pela Igreja de Santa Rita!

Saiba mais acessando www.fotosincriveis.com.br

Deixe aqui sua opinião sobre este assunto!