Cachoeira da Graúna

cachoeira_grauna-3
Cachoeira da Graúna

Localizada no final da Estrada da Graúna, a poucos quilômetros do centro de Paraty, a cachoeira da Graúna é belíssima e acessível através de uma curta trilha de cerca de 600m. Para chegar até ela, siga a Estrada da Graúna, passe pela igreja de Santa Cruz. Você chegará em frente a um portão de madeira, onde com alguma sorte, encontrará espaço para estacionar o carro. É ali também que você encontra a casa do simpatissíssimo morador local Henrique, conhecido por guiar os turistas até as belezas da cachoeira.

Encare a subida curta (são apenas cerca de 600m) para chegar até a cachoeira. Já pertinho da água, você verá que a trilha se divide em dois caminhos: O da esquerda leva à parte mais baixa da cachoeira, com uma enorme rampa de pedra e deliciosos poços onde você pode se refrescar. Já o caminho da direita leva à parte alta da cachoeira, que dá acesso a um tobogã natural, onde segundo Henrique, os mais corajosos descem escorregando até o poço que fica logo abaixo. Infelizmente, na falta de um corajoso adolescente local que ensinasse onde pisar – sempre pergunte aos nativos, eles conhecem cada pedra e cada curva – preferi não arriscar a descida escorregando.

Além do tobogã, é aqui, na parte superior da cachoeira, que você encontra um enorme e profundo poço, perfeito para nadar e se refrescar. O poço tem cerca de 100 metros de diâmetro, e nas partes mais profundas, supera facilmente os 4 metros de profundidade. Entretanto, ele vai ficando mais profundo de forma suave, e areia acumulada em um de seus lados forma um delicioso piso, muito mais fácil de pisar que as frequentemente escorregadias pedras que há do outro lado.

Apesar da água fria na época em que fomos (início da primavera), encarei a água e não me arrependi! Sugiro a você que faça o mesmo! O lugar é simplesmente lindo! Já na volta, passamos na casa do nosso guia e novo amigo Henrique, que fica pertinho do acesso à trilha, no final da estrada da Graúna. Ele têm uma vista incrível! Confira nas fotos!

Henrique se dispõe sempre a ajudar os turistas a encontrar a cachoeira e mostra os melhores acessos para tudo! Sugiro que chame por ele, peça que ele lhe guie, e ao final do passeio, não esqueça de deixar uma pequena colaboração financeira para ele!

Mapa de localização:

icon-car.pngFullscreen-LogoGeoJSON-LogoGeoRSS-Logo
Cachoeira da Graúna

carregando mapa - por favor aguarde...

Cachoeira da Graúna -23.141150, -44.734497 Cachoeira da Graúna