Celia e seu Bazar ‘Bom pra Cachorro’

O amor pelos animais sempre esteve presente na vida de Celia André, a dedicada protetora que, com seu bazar de roupas e acessórios, reverte toda a renda para a castração de cães e gatos de rua, contribuindo para a redução do quadro grave do abandono de animais em Paraty. Desde criança, Celia, que vivia em apartamento, sempre dava seu jeito de manter contato com a natureza.

Monza, Dico, Ágatha, Barão… são nomes de alguns dos primeiros bichinhos que marcaram a bela história de amor entre ela e a sua causa. Inclusive, é o cão Barão, um lindo Weimaraner, conhecido na época por sua amabilidade, quem dá o nome ao “Bazar da Casa do Barão”. Mas foi Pretinha, a cachorrinha abandonada na porta de um supermercado aqui da cidade quem despertou a grande defensora de animais que havia dentro dela.

A gratidão da cadelinha pela comida e amor dados pela protetora diariamente, vinha sempre em forma de brincadeiras e muito carinho. Isso só aumentava a certeza de Celia quanto à sua missão: Lutar por aqueles que não tem voz.

Celia percebeu que isso era apenas o início de uma difícil, porém gratificante jornada. Difícil, porque os recursos dela não eram suficientes para alimentar, tratar e castrar todos os cães e gatos que cruzavam seu caminho. Gratificante, porque, segundo as palavras da própria Celia, “…na convivência com esses bichinhos carentes e abandonados, aprendi o que é o amor incondicional, a lição mais importante de minha vida.”
Diante de tantos animais que diariamente cruzavam seu caminho necessitando ajuda e abrigo, viu se em limitações financeiras e logo entendeu que dependia dela arregaçar as mangas para angariar fundos para realizar seus sonhos de ajudar esses seres indefesos.

Nascia assim, em 2011, o “Bazar da Casa do Barão”, um lugar aconchegante onde os clientes podem adquirir lindas roupas, objetos de decoração, livros, acessórios e utilidades para o lar, a preços irresistíveis, saboreando um cafezinho com bolo quentinho, servidos pela própria Celia.

A incansável defensora dos bichos de nossa cidade está sempre contando com arrecadações de itens para o bazar, além de voluntários para trabalhar nos dias em que o bazar acontece. Celia diz: “Todo mundo pode ajudar de alguma forma. Seja comprando, doando ou adotando um animalzinho que está sob minha guarda. Basta abrir o coração para o seu espírito solidário.”

Ela ressalta ainda que está à disposição para esclarecer qualquer dúvida, prestar contas do destino da verba arrecadada com comprovantes e fotos, além de bater um papo sobre sua preocupação com a reciclagem e o meio ambiente. O bazar funciona em eventos periódicos e as datas de seu acontecimento podem ser sempre encontradas na página “Bazar da Casa do Barão” (https://www.facebook.com/bazardobaraoparaty/). Quem quiser conhecer o bazar fora das datas em que ele ocorre oficialmente, também será muito bem vindo, bastando entrar em contato com a protetora através do link acima.

Celia, finaliza enchendo o “Bazar da Casa do Barão”, que é a menina dos seus olhos, de elogios: “Como recebemos doações, podemos vender muito barato. É uma troca de energia muito boa, as pessoas economizam e com suas compras, ajudam os animais necessitados.”
Muitos latidos e miados agradecem à todos que, de alguma maneira, se compadecem e colaboram com esta nobre causa.

*Alguns dos cães presentes na foto ainda estão para adoção, interessados podem entrar em contato com a protetora para conhecer estes e outros que se encontram sob sua guarda.

Para saber mais sobre as novidades do bazar e todas as datas de sua realização, curta a fan page: facebook.com/bazardacasadobaraoparaty.

Matéria especial, por Renata Ribeiro e Hugo Brasarock

 

Guido Nietmann é fotógrafo, nascido em São Paulo, mas é apaixonado e mora há 6 anos em Paraty. Criou em parceria com a fotógrafa Roberta Pisco a Fotos Incríveis, especializada em fotografia de alto padrão. Eterno apaixonado por Paraty, não se cansa de retratar as belezas da cidade e nutre uma paixão toda especial pela Igreja de Santa Rita!

Saiba mais acessando www.fotosincriveis.com.br

Deixe aqui sua opinião sobre este assunto!