“Do Clássico pra Rua”  – Bailarina divulga a arte da dança através de fotografias!

A bailarina Thalía Oliveira nascida e criada em Paraty, Caiçara, 19 anos, participante desde criança do projeto social “Educar pela Dança” retrata poéticamente através das fotografias a arte de dançar; A sede do projeto se situa na periferia da cidade, entre os bairros Ilha das Cobras e Mangueira.

com a intenção de retratar o cotidiano de bailarinos em contraste com ambientes urbanos; seus conflitos internos, perspectivas e  dificuldades rumo ao sonho da profissionalização. Para tanto, a estética proposta consiste na poesia de um olhar voltado para a comunidade, suas vivências e carências, afim de mostrar que onde há arte, a violência é inibida.

A bailarina abre este enlance poético com a frase do filósofo Friedrich Nietzsche: “E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.” Nietzsche acreditava que somente a arte poderia oferecer aos homens força e capacidade para enfrentar as dores da vida, fazendo-os “dizer sim” à ela.

Sendo assim, “Do Clássico pra Rua” busca através da fotografia a arte que está nas ruas, de corpo presente, que deve ser levada além, para que renove-se a esperança em sonhos possíveis.

De Paraty para o mundo, Thalia já obteve troféus/certificados e um deles é prova viva do seu medo interno, quando tinha seus  12 anos ouviu de uma professora que não sabia dançar e esse insulto a traumatizou, se afastou da dança por 1 ano, mas com incentivo da sua familia e amigos encontrou forças para retornar ao sonho, em uma competição quando competiu pela primeira vez com um solo amador, ganhou como bailarina revelação, rompendo seus medos, sua insegurança e vencendo seus desafios.

Atualmente faz parte da Comunidança da UFRJ e faz um curso de capacitação profissional através do Sindicato dos Bailarinos do Rio de Janeiro.

Texto enviado pela leitora Thalia Costa

Guido Nietmann é fotógrafo, nascido em São Paulo, mas é apaixonado e mora há 6 anos em Paraty. Criou em parceria com a fotógrafa Roberta Pisco a Fotos Incríveis, especializada em fotografia de alto padrão. Eterno apaixonado por Paraty, não se cansa de retratar as belezas da cidade e nutre uma paixão toda especial pela Igreja de Santa Rita!

Saiba mais acessando www.fotosincriveis.com.br

Deixe aqui sua opinião sobre este assunto!