Denúncia em vídeo que acusa Pousada Literária de despejar esgoto na rua é infundada. Fomos conferir pessoalmente!

Gostaria de postar um rápido esclarecimento sobre o vídeo que acusava a Pousada Literária de estar bombeando esgoto para as ruas, que foi compartilhado em diversas redes sociais ontem.

Recebi na última segunda-feira um vídeo onde a Pousada Literária era acusada de ligar uma bomba, e jogar o esgoto da pousada no meio das ruas do centro histórico. Conhecendo a empresa e a seriedade com que tratam a cidade – que afinal de contas, é seu ganha-pão também – suspeitei desde o início que algo estivesse errado nessa história. Convenhamos, nenhum comerciante joga esgoto na frente do próprio negócio.

Entretanto, para não ficar teorizando sobre o assunto, entrei em contato com a pousada, e fui atendido imediatamente, ainda ontem à noite pelo Senhor Vivaldo, responsável por todas as obras que são realizadas lá. Na primeira hora livre que tive estive na Pousada hoje, onde fui recebido pelo Sr. Roberto, Sra. Jane, proprietários, e pelo Sr. Romero, responsável junto com o Sr. Vivaldo -que teve uma viagem de urgência e não pode estar presente – pelas obras no local. Encontrei uma das melhores instalações de esgoto que já vi no centro histórico. A pousada conta com fossas, sumidouros, e é totalmente legalizada dentro das regras impostas pelo Iphan e pela legislação do município.

O que ocorre de fato, é que as ruas de Paraty foram projetadas para escorrer as águas, tanto da chuva como das marés altas, pelo centro, e por isso, o centro da rua é bem mais baixo que o terreno em que a pousada está localizada. Com isso, com as fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias, uma pequena parte da água da chuva que caiu – vejam bem, trata-se de água da chuva, não esgoto – acaba escoando em direção à rua.

Mais do que isso, a própria pousada solicitou que a Secretaria de Obras fosse verificar a denúncia. Técnicos já estiveram no local e constataram que a acusação era completamente infundada.

Para mim, é uma alegria poder desmentir uma acusação séria como essa. É preciso lembrar que a Pousada Literária é um importante gerador de empregos da cidade, e também uma empresa extremamente preocupada em promover a cidade de Paraty como destino turístico. Por favor, peço a todos que chequem com carinho as acusações que fazem a essa ou aquela empresa, antes de publicar elas nas redes sociais. O vídeo que me foi enviado foi compartilhado também em outros grupos e redes sociais, e pode causar um enorme estrago a uma empresa que como pude confirmar, se preocupa como poucos em atender toda a legislação local.

Vou escrever uma matéria ainda hoje a respeito, mas estou publicando este esclarecimento imediatamente nos grupos, com a intenção de evitar que as pessoas continuem compartilhando um vídeo com acusações infundadas, que podem prejudicar muitos trabalhadores e um importante gerador de renda e publicidade de nossa cidade.

Guido Nietmann é fotógrafo, nascido em São Paulo, mas é apaixonado e mora há 6 anos em Paraty. Criou em parceria com a fotógrafa Roberta Pisco a Fotos Incríveis, especializada em fotografia de alto padrão. Eterno apaixonado por Paraty, não se cansa de retratar as belezas da cidade e nutre uma paixão toda especial pela Igreja de Santa Rita!

Saiba mais acessando www.fotosincriveis.com.br

Deixe aqui sua opinião sobre este assunto!