Carregando Eventos

« Todos Eventos

Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito 2017

novembro 10 - novembro 20

A festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito será nos dias 10 a 19 de novembro, no Centro Histórico de Paraty com missas, procissões, apresentações de danças folclóricas de origem africana e outras manifestações religiosas e da cultura popular, mantendo uma tradição que remonta ao século XVIII.

As peças que integram essa festa são dos séculos XVIII e XIX e pertencem à Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, sendo parte do acervo do Museu de Arte Sacra.

Padroeiros dos escravos, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, em Paraty, tem sua festa realizada no final do mês de novembro. Os festejos se desenvolvem à semelhança dos da Festa do Divino, sendo tradição que “a Festa do Rosário era a Festa do Divino dos pretos de Paraty”.

Hoje realizada sem discriminação racial e preservada em suas principais partes, encontramos nesta festa um Rei e uma Rainha, uma Folia para angariar donativos, o mastro com as efígies de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, erguidos ao lado de sua igreja, a ladainha com as procissões noturnas das bandeiras. Estas são brancas, trazendo a imagem de São Benedito em uma face e a de Nossa Senhora do Rosário em outra. A igreja é enfeitada nas cores branco e azul.

No domingo da festa há missa solene, com a presença do Rei e da Rainha vestidos à caráter, que chegam à igreja com a procissão das bandeiras, trazendo nas mãos coroa e cetro. É costume, após a missa, haver distribuição de doces para o povo, memória do tempo em que “escravo só comia doce na Festa de São Benedito”.

À tarde realiza-se procissão realiza-se procissão, com os andores de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, comparecendo crianças vestidas de anjos e São Beneditinhos, em cumprimento de promessa. O Rei e a Rainha seguem dentro de um “quadro” à moda dos imperadores do Divino, acompanhados das associações religiosas, banda de música e povo devoto. Quermesse com leilão de prendas encerra a noite e os festejos.

(FONTE: Paraty para ti – Guia Cultural, de Thereza e Tom Maia – Editora Stiliano – 2000)