Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Paraty Eco Festival 2016

outubro 18 - outubro 23

Paraty Eco Festival 2017

7ª edição

De 18 a 22 de outubro

Aproximando mundos de forma sustentável.

 

O Paraty Eco Festival é um projeto de preservação do patrimônio cultural imaterial (popular/artesanato) que incentiva e valoriza propostas inovadoras e criativas para a sustentabilidade das comunidades tradicionais, fortalecendo e destacando a cultura local e as culturas das mais diversas regiões brasileiras. O projeto fomenta e realiza pesquisas e exposições que contemplam, no processo de criação, a preservação do meio ambiente e que possibilitam sustentabilidade para as comunidades tradicionais do país.

 paraty_e_osbarcos

O Paraty Eco Festival tem a proposta de fortalecer e destacar as comunidades tradicionais caiçara, indígena e quilombola, em especial de Paraty, enfatizando os seguintes pontos:

* Valorizar as tradições, manifestações culturais e produção artesanal;

* Revitalizar práticas de produção e de valorização de formas de viver tradicionais;

* Criar estratégias para envolver integralmente a comunidade, valorizando a cultura na promoção da autoestima do grupo, na participação do projeto e na conscientização sobre a sustentabilidade das atividades artesanais;

* Incentivar o desenvolvimento de atividades no ambiente natural e para a vivência das culturas tradicionais;

*Pesquisar comunidades tradicionais e o artesanato brasileiro.

Ações do Festival

Mostra de Moda e Design Sustentáveis –  A Mostra pretende destacar a criatividade e os talentos que valorizem os saberes e fazeres das culturas tradicionais e que, sobretudo, utilizem técnicas e matéria-prima ecologicamente sustentáveis no projeto e na confecção de peças.

Rodas de Conversas – Uma das linhas de ação do projeto onde mesas de diálogo com profissionais e mestres propiciam as trocas de saberes.

Feira Criativa – Propiciar visibilidade para arte e artesanato por meio de uma grande exposição.

Exposição Raízes – Fruto de capacitações e de pesquisas realizadas sobre e com as comunidades tradicionais brasileiras, em especial de Paraty. Sob curadoria de Renato Imbroisi.

ECOCINE – Mostra de filmes com foco na sustentabilidade do patrimônio imaterial, valorizando os saberes e fazeres tradicionais. Uma parceria com a Associação São Sebastião Tem Alma, criadora do ECOCINE.

Desfiles – Fugindo às referências dos desfiles tradicionais, buscam apenas dar visibilidade aos produtos produzidos pelos participantes do Festival.

Cortejo de Barcos – O cortejo de barcos, traineiras e canoas, descem o Rio Pereque -açu e adentram a baia de Paraty . O Paraty Eco Festival homenageia as tradições culturais caiçaras e a cidade com sua baia abrigada em céu e a montanha.

barcos

7ª edição

Aproximando mundos de forma sustentável.

18 a 22 de outubro de 2017

Cidade de Paraty, Rio de Janeiro

Detalhes

Início:
outubro 18
Final:
outubro 23
Evento Categoria:
Evento Tags:
, , , , ,

Local