Tragédia: Bebê de 1 ano morre por overdose de fentanil em creche

Tragédia: Bebê de 1 ano morre por overdose de fentanil em creche

Um trágico incidente abalou Nova York, nos Estados Unidos, quando uma criança de apenas 1 ano perdeu a vida devido a uma overdose de fentanil, após ingerir a substância que estava guardada no armário de uma creche. O caso veio à tona recentemente, quando a proprietária da creche Divino Niño afirmou à polícia que não tinha conhecimento da presença da droga. Esse terrível acontecimento resultou em acusações graves contra os donos da creche, Grei Mendez, de 36 anos, e Carlisto Acevedo Brito, de 41 anos, que agora enfrentam acusações de homicídio culposo, agressão, colocação em perigo do bem-estar de uma criança e posse criminosa de substância controlada.

A tragédia ocorreu na última sexta-feira, dia 15, e segue uma série de incidentes preocupantes envolvendo quatro outras crianças que adoeceram na mesma creche devido à suposta exposição ao fentanil, também na sexta-feira. Esses eventos chocantes foram relatados pelas autoridades, com informações fornecidas pela NBCNews.

A investigação revelou que um pacote de 1 quilo contendo uma “substância pulverulenta branca”, posteriormente identificada como fentanil, foi encontrado dentro de um armário no corredor da creche, de acordo com as informações contidas na denúncia criminal. Além disso, as autoridades recuperaram dispositivos normalmente associados ao empacotamento de drogas, tanto no armário do corredor quanto no quarto de um dos proprietários. O chefe dos detetives do Departamento de Polícia de Nova York, Joseph Kenny, afirmou que tais dispositivos são “comumente usados por traficantes de drogas ao embalar grandes quantidades de drogas”.

Os acusados, Grei Mendez e Carlisto Acevedo Brito, enfrentam sérias acusações, incluindo homicídio com “indiferença depravada”, homicídio culposo, agressão, colocação em perigo do bem-estar de uma criança e posse criminosa de substância controlada. Ambos compareceram ao tribunal criminal do Bronx no último domingo, dia 17, onde se declararam inocentes. Como medida cautelar, ambos foram detidos sem direito à fiança.

O fentanil, uma substância extremamente potente e de ação rápida, é comumente usado como analgésico e, em combinação com outros medicamentos, para fins anestésicos. Sua potência é notável, sendo cerca de 100 vezes mais forte que a morfina. Esse incidente trágico lança luz sobre a necessidade contínua de vigilância e controle rigoroso de substâncias controladas, especialmente em ambientes que envolvem o cuidado de crianças vulneráveis.

Mundo