Orgulho para a cidade: Paraty tem juiz em formação!

Caiçara de Paraty, ainda graduando Direito na USP é aprovado em concurso do TJSP e estuda hoje na EPM (Escola Paulista de Magistratura), temos um Juiz em Formação representando Paraty.

Thiago Mariano, 21 anos, nascido e criado em Paraty, teve sua formação toda em Escola Pública e atualmente é estudante de Direito na USP aprovado através do vestibular FUVEST.
Ainda cursando o 8° período do curso de Direito, o TJSP abriu concurso para juízes para novas comarcas que vão abrir, Thiago prestou o concurso público para o TJSP e foi aprovado com sucesso e hoje estuda na EPM (Escola Paulista de Magistratura), temos um juiz em formação.

Thiago foi criado por sua mãe com muito sacrifício, sua mãe vendia cachorro quente na porta do Colégio CEMBRA e depois vendia salgados nas lojas do Centro Histórico e anos depois sua mãe foi aprovada no concurso para Servente Geral na Secretaria de Educação da Prefeitura de Paraty. O Estudante também teve o apoio de seu padrasto que é pedreiro e seu pai é pescador. Descendente do Seu Tiofre cirandeiro, seus avós são pescadores, sua avó é indígena e a família materna é toda da Trindade, ele é trindadeiro, teve sua infância em Trindade e iniciou seus estudos em Trindade, o famoso Pré 1. O Pré 2 no Pingo da Mangueira, depois estudou na Guiomar, Escola Municipal localizada na comunidade periférica de Paraty, Ilha das Cobras.

Também estudou em uma das escolas da zona rural, localizada no Pantanal, estudou na Pequenina e se formou no Almirante. Na época colegial ganhou prêmios, um deles de melhor aluno da turma. No Almirante, ganhou um tablet por ficar entre os 200 melhores alunos do Estado do Rio de Janeiro através da provinha SAERJ. Começou a se interessar por Direito nos debates de sociologia e filosofia que ocorriam no colégio, principalmente nos debates da professora Regina.

Thiago conta que a fase de estudar no Almirante foi bem cansativa pois morava no Pantanal, e tinha que acordar 04h30 pra estar 06h50 no Almirante, colégio que fica em Mambucaba. Uma das partes mais complicadas era descer pra cidade às 05h15 da manhã, já que não tinha ônibus e ele dependia de carona pra conseguir chegar a tempo de pegar o ônibus de 05h40 pra Angra, na maioria das vezes ele voltava pra casa já de noite pois ficava à tarde no colégio nos grupos de estudos. Logo que terminou o Ensino Médio, prestou o vestibular FUVEST e passou para o curso de Direito da USP.

Na USP teve grandes conquistas por se destacar na turma, recebeu convite da faculdade para integrar a Comissão do Acadêmico de Direito da OAB/SP, de lá criou experiência dentro da OAB, participou da Comissão da Jovem Advocacia, quando recebeu o convite pra Conferência Nacional da Advocacia representando os estudantes de Direito. Começou a estagiar pela OAB nos órgãos públicos do judiciário em São Paulo. Fez especialização em Ciência Política e Filosofia do Direito pela Escola Nacional da Advocacia (ENA), e recentemente, pelo desempenho nas ciências sociais, foi convidado pela Associação Brasileira de Sociologia do Direito (ABraSD) a compor o grupo de pesquisadores sociólogos.

Thiago já conheceu os Ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Roberto Barroso, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli do STF e já participou do Prêmio Innovari com o Ministro Ayres Britto (ex Presidente do Supremo). Hoje no 8° período do curso de Direito ele foi aprovado no concurso público do TJSP e estuda na EPM (Escola Paulista de Magistratura) que é a escola de formação de juízes, estuda gratuitamente pois foi aprovado através do concurso público e está se preparando para o seu futuro, em breve, será empossado!

Thiago, estamos torcendo por você! Você é a prova viva de que sonhos são possíveis! Parabéns Thiago por levar o nome de Paraty pra longe e sucesso na sua trajetória.

Matéria escrita por Thalía Oliveira, Estudante de Direito da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, pesquisadora da Segurança Pública do Rio de Janeiro, capacitada em Investigação Criminal e Instauração da Ação Penal pela FGV e Diplomada pelo 5° Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro como Amiga do 5° BPM.

Arredio, inquieto, mas um defensor árduo da justiça, Zé do Povo é o que o nome diz. Um cara do povo, que prefere não se expor, mas quer expor todos os problemas da cidade.

4 Resultados

  1. Vera Galindo disse:

    Parabéns Tiago você é nosso orgulho ! Deus o abençoe sempre !

  2. Marc hit disse:

    Primeiro, parabéns ao Thiago por todas as conquistas. Segundo, confirme aaas informações, para ser aprovado e empossado como juiz, é obrigatório 3 anos de atividade jurídica comprovada, que só conta a partir da formação do bacharelado, e isso ja na data de inscrição definitiva. Então alguma parte das informações está desencontrada.

  3. Érica Sibele Viana netto disse:

    Vc Thiago é um orgulho para nós Paratience eu vi Vc crescer aqui na escola do bairro
    Parabéns Deus te abençoe nessa nova etapa de sua vida

  4. Eliana Oliveira Pena disse:

    Parabéns Thiago!
    Parabéns pela matéria Thalía!

Deixe aqui sua opinião sobre este assunto!