Pedra da Macela/Pico da Macela

macela-5

Pedra da Macela/Pico da Macela

Este é um lugar simplesmente maravilhoso, e do alto do morro, é possível avistar Paraty, Cunha, Angra e Ilha Grande! A Pedra da Macela está localizada no alto do Pico da Macela, e para chegar lá, você deve tomar  uma estrada vincinal que se inicia no KM 65 da Estrada Paraty-Cunha. Siga por cerca de 6 quilômetros. A estrada possui bastante cascalho, mas é boa para transitar, de forma que você pode ir em um carro normal sem problemas. Não é preciso um 4×4 para ir até lá!

Ao final da estrada você encontrará uma área de estacionamento, e a porteira que delimita o terreno onde está localizado o pico. O acesso é proibido para veículos daqui em diante, mas você pode seguir a pé sem problemas. Uma pequena passagem ao lado do portão permite a entrada de pedestres, e nenhuma taxa é cobrada pelo acesso. A partir deste portão, são cerca de 3km de uma ladeira muito, muito íngreme. Porém, o caminho é concretado, o que ajuda bastante na subida. É uma ladeira tão íngrime, que se você não se cansar na subida, decerto sentirá algumas dores na batata da perna quando estiver descendo. Mas fique tranquilo, o visual vale muito à pena.

Como fomos para fotografar o pico, quisemos chegar lá antes do dia raiar, ou seja, subimos durante a noite. Tudo muito tranquilo e com o caminho todo concretado, uma simples lanterna bastou. Recomendo usar um bastão de caminhada, pois a subida é realmente bem puxada. Saímos de Paraty as 3hs da manhã, e as 4 estávamos no pé do morro iniciando nossa caminhada.

Estimo que levamos cerca de 45 minutos na subida, num ritmo forte. Assim, pouco antes das 5 horas da manhã já estávamos no pico, o que permitiu algumas fotos com céu noturno, e que acompanhassemos o nascer do sol em todo o seu explendor.

A origem do nome do local

O nome da Pedra da Macela originou-se do fato de existirem diversos arbustos de macelas silvestres em suas encostas. O florescimento destas plantas ocorre entre os meses de março e maio, chamando a atenção devido a suave coloração amarelada que toma conta das bordas da trilha que leva ao topo da montanha.

O nascer do sol estava marcado para as 6:30, entretanto, a partir de 5:30 já se via os primeiros raios de luz, que tornaram este lugar magnífico em uma visão inesquecível para todos nós. Leve água e algo para beliscar, pois não há nada à venda lá em cima! E leve blusas! Apesar do calor que todos sentem na subida, ao chegar lá em cima venta muito, e pode ficar frio rapidamente!

Update: Nesta matéria há também fotos, e um vídeo do amanhecer da segunda subida ao pico que fiz. A primeira foi em Julho de 2016, a segunda em maio de 2017. Mais uma vez dei sorte e peguei um nascer do sol incrível, desta vez acompanhado das co-editoras Erica Imenez e Gisele Angelo. E garantimos: vamos voltar lá de novo! Lindo demais!

Veja o making-off em vídeo da segunda subida, acompanhado das co-editoras do VaiParaty:

Mapa de Localização:

icon-car.pngFullscreen-LogoGeoJSON-LogoGeoRSS-Logo
Pico da Macela

carregando mapa - por favor aguarde...

Pico da Macela -23.140125, -44.813584 Pico da Macela