Primeiro Encontro Psicanalítico de Paraty

O Sesc Paraty, com apoio da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro, convidam a todos para participar do 1º Encontro Psicanalítico de Paraty: Diálogos com a cidade,  que acontece nos dias 2 e 3 de novembro, em Paraty, RJ.

Paraty, cenário histórico brasileiro e de belezas naturais, será palco, nos dias 2 e 3 de novembro, de diálogos envolvendo aspectos importantes de sua complexidade. O 1º Encontro Psicanalítico de Paraty: Diálogos com a cidade propõem pensar diversos temas associados à cultura local, como por exemplo: história, preservação, criatividade, liberdade, entre outros temas, sob o olhar da psicanálise.

Terra de múltiplas etnias que narram de forma viva e presente as tramas do ser humano e social brasileiro, o evento 1º Encontro Psicanalítico de Paraty: Diálogos com a cidade pretende ser um espaço para pensarmos esses diferentes ângulos da cultura e vida paratiense sob o olhar psicanalítico. Pensamos a psicanálise como uma forma de expressão, compreensão, escuta e diálogo entre esses aspectos tão diversos e diferentes de nossa cultura, de maneira a poder construir complementaridades em situações aparentemente antagônicas.

São 100 vagas para o 1º Encontro Psicanalítico de Paraty: Diálogos com a cidade será composto por oito mesas com debatedores convidados pela organização do encontro com intuito de ampliar o olhar sobre os temas propostos. O encontro é aberto e gratuito.

Programação 1º Encontro Psicanalítico de Paraty: Diálogos com a cidade
Dias 2 e 3 de novembro, sexta-feira e sábado, das 9h às 18h, Casa da Cultura, Centro Histórico, Paraty, RJ.

02/11, sexta-feira

9h – Abertura do 1º Encontro Psicanalítico de Paraty: Diálogos com a cidade

9h30 – Mesa Históricos com mediação Aguida Nozari
– Breve Histórico da Cidade com Diuner Mello. Paratiense, sócio fundador do Instituo Histórico e artístico de Paraty e da Fundação Paraty Cultural. Em 2003 foi agraciado pela Câmara Municipal de Paraty com a Comenda Inconfidente Salvador do Amaral Gurgel. Tem diversas obras publicadas sobre diversos aspectos da história de Paraty.
– Breve Histórico do desenvolvimento humano com Silvana Torres. Psicóloga, psicanalista em formação pela Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro, membro do Instituto de Ensino de Psicanálise da SPRJ.
– Breve Histórico da Psicanálise com Ronaldo Victer.  Médico psiquiatra, psicanalista efetivo, didata e docente da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro

10h45 – Mesa Escravidão x Liberdade com mediação de Tiago Júlio Bonfada
– Eloá Moraes, Assistente social do CAPS de Paraty, trabalhadora da Rede Pública Municipal há 12 anos, Mulherista, Candomblecista, Sambista, e Integrante/Fundadora do Coletivo de Mulheres Pretas de Paraty.
– Ronaldo dos Santos,  é do Quilombo Campinho da Independência, Paraty, e coordenador da Coordenador da CONAQ – Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas.
-Letícia Neves, Psicanalista membro efetivo da SBPRJ; membro fundador da Associação para estudos da Psicologia do Self Contemporânea.

12h15 – Intervalo para almoço

14h – Mesa Exclusão x Inclusão com mediação de Daniela Bormann
– Januaria Pralon Moreira, paratiense, caiçara, psicóloga com mestrado em saúde mental. Trabalha no Centro de Atenção PsicoSocial de Paraty desde 2013
– Cynthia Ladvocat,  Mestrado em Psicologia: Família e Casal na PUC-Rio; Formação em Psicoterapia Analítica de Grupo; Membro Docente e Didata da Sociedade Psicanalítica do RJ; Membro da European Family Therapy Association; Presidente da Associação Brasileira de Terapia Familiar 2008-2010; Presidente do XIII Congresso Brasileiro de Terapia Familiar no RJ em Agosto 2018.Vice Diretora do Instituto de Ensino de Psicanalise da SPRJ
– Márcia Camara, psicanalista didata e docente da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro; membro honorário da Sociedade Psicanalítica do Mato Grosso do Sul e da sede brasileira do Instituto Psicanalítico de Formação e Pesquisa Armando B. Ferrari

15h15 – Mesa Preservação x Destruição com mediação de Carlos Eduardo Teixeira de Souza
– Carlos Felipe Abirached, analista ambiental do Instituto Chico Mendes
– Daniela Borman, psicóloga, psicanalista associada da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro
– Eva Rete Mimbi Benite, representante da comunidade indígena Guarani

16h30 – Coffee break

16h50 – Mesa Criatividade x Repetição com mediação de Silvana Torres
– Marcos Ribas, diretor teatral, idealizador do Grupo Contadores de Estórias e do Teatro Espaço, localizado em Paraty, onde trabalha há mais de 40 anos.
– Maria Eliana Mello, psicóloga, psicanalista efetiva, docente e didata da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro. Consultora do Comitê Psicanálise e Direito da IPA
– Vera Benchimol, psicóloga, psicanalista efetiva, docente e didata da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro.

03/11, sábado

09h – Mesa Coexistência x Intolerância com mediação Cynthia Ladvocat
– Débora Regina Unikowski, Psicanalista, membro efetivo e didata SPRJ. Formada em psicologia pela Universidade de Paris V – Sorbonne.
– José Henrique Figueiredo, mestre e doutor em Medicina pela UFRJ,Psicanalista, Membro Associado da SPRJ, Professor Colaborador do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFRJ, Psiquiatra do Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do HUCFF/UFRJ
– Luiz Pereque, paratiense, caiçara, compositor e cantor.

10h15 – Mesa Estrangeiro x Nativo com mediação de Márcia Camara
– Carlos Eduardo Teixeira de Souza, psicólogo, membro do Instituto de Ensino de Psicanálise da SPRJ.
– Paolo Bucci, Psicólogo, psicoterapeuta de indivíduo e família, professor na Escola Romana de Terapia da Família, Associado e Professor na Sociedade Italiana de Psicologia e Psicoterapia Relacional, Associado e fundador do Instituto Psicanalítico de Formação e Pesquisa “A.B. Ferrari” de Roma.
– Fausta Romano, Psicóloga, Psicoterapeuta de indivíduo e família, foi psicóloga diretora no Serviço de Saúde Mental de Roma durante 20 anos, fundadora e Presidente do Instituto Psicanalítico de Formação e Pesquisa “A.B. Ferrari”de Roma.
– Giancarlo Mecarelli, fotógrafo, idealizador do Paraty em Foco

11h30 – Coffee break

12h – Mesa Chegadas e Partidas com mediação Ronaldo Victer
– Tiago Julio Bonfada, médico clínico geral, psicanalista associado da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro
– Gibrail Rameck Júnior, caiçara, navegador, idealizador do projeto Instituto Náutico de Paraty, já realizou a circunavegação em veleiro sem escalas.
– Tânia Leão Pedrozo, psicóloga, psicanalista efetiva, docente e didata da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro

13h30 – Encerramento 1º Encontro Psicanalítico de Paraty: Diálogos com a cidade

Serviço:
1º Encontro Psicanalítico de Paraty: Diálogos com a cidade
Dias 2 e 3 de novembro, sexta-feira e sábado, das 9h às 18h, na Casa da Cultura de Paraty – R. Dona Geralda, 157 – Centro Histórico, Paraty, RJ. 100 vagas. Todas as atividades são gratuitas.

Informações, dúvidas e inscrições via o e-mail encontropsicanaliticoparaty@gmail.com a partir 15 de outubro.

Mais informações pelos números dos telefones:
(24) 3371-4516 / 3371-8415

Comissão Organizadora:
Aguida Nozari, psicóloga, membro do Instituto de Ensino de Psicanálise da Sociedade Psicanalitica do Rio de Janeiro.
Carlos Eduardo Teixeira de Souza, psicólogo, membro do Instituto de Ensino de Psicanálise da SPRJ.
Daniela Bormann, psicóloga, psicanalista associada à Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro
Silvana Torres: psicóloga, membro do Instituto de Ensino de Psicanálise da SPRJ.
Tiago Júlio Bonfada, médico clínico geral, psicanalista associado a Sociedade Psicanalitica do Rio de Janeiro

     

Roberta Pisco

Roberta Pisco é fotógrafa e produtora cultural, com mais 10 anos de experiência no mercado cultural do Rio de Janeiro. Aprendiz de escritora e de viajante, sempre tem uma lista enorme de filmes para ver e de livros para ler. Meio palhaça, meio nerd, é especialista na arte de rir de si mesma e de provocar reações inesperadas. Carioca convicta, apaixonou-se por Paraty, onde mora e desenvolve seu trabalho como fotógrafa. Junto com Guido Nietmann, criou a Fotos Incríveis, empresa especializada em imagens de altíssima qualidade nas áreas de imobiliária e ambientes, gastronomia, náutica, still (produtos), paisagens, aéreas, etc. Atualmente fotografam para as melhores empresas da Costa Verde.

 www.fotosincriveis.com.br
https://www.facebook.com/fotosincriveis.com.br
https://www.instagram.com/querofotosincriveis/

Deixe aqui sua opinião sobre este assunto!