Tutorial Nietmann de Fotografia Imobiliária para Hotéis e Pousadas

applehouse_baixa-15Tutorial Nietmann de Fotografia Imobiliária

Bem vindo! Este tutorial foi desenvolvido com intenção de ensinar a você algumas das principais dicas dos profissionais de fotografia, para que você possa melhorar a qualidade de suas fotos e consequentemente possa ampliar a taxa de ocupação de sua pousada, hotel ou imóvel. Ele também é direcionado a corretores imobiliários em busca de ampliar suas vendas e locações e pessoas interessadas em melhorar as fotos de seus imóveis!

Equipamento sugerido:

Embora qualquer pessoa, mesmo de posse de um celular com uma boa câmera, possa se beneficiar das dicas que oferecemos, para obter resultados ainda melhores, sugerimos que sejam usados:

Uma camera DLSR, configurada para fotografar em formato RAW. Mas também é possível tirar boas fotos até de celular! Entretanto, o Arquivo RAW contém muito mais informações da imagem que outros formatos, permitindo uma gama muito maior de ajustes na hora da edição. Consulte o manual da sua câmera para saber como fotografar em RAW.

– Os Softwares Adobe LightRoom e Adobe Photoshop para melhores resultados na revelação dos arquivos RAW, edição das imagens e criação de imagens HDR. Existem softwares equivalentes no mercado, mas focaremos este tutorial nestas duas ferramentas, que são as mais usadas no mercado.

Tripé. Lembre-se que um tripé garantirá fotos completamente nítidas, e é fundamental para uma melhor qualidade.

Lente grande angular sem distorção: Esse tipo de lente é o ideal para fotografia de arquitetura. Ela capta uma grande parte do ambiente sem transformar linhas retas em curvas, como faria uma lente “olho de peixe”. Na falta dela, procure usar uma lente simples, como a clássica “lente do kit” 18-55 em 18mm. Lentes “olho de peixe” como da famosa câmera Go-Pro devem ser evitados: Fotos imobiliárias com linhas curvas passam uma imediata impressão de amadorismo. Há quem as use para mostrar o interior de ambientes realmente pequenos, mas pessoalmente, passo longe deste tipo de lente.

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Preparação

Escondendo fios…

fiosantesedepoisUma das primeiras coisas a se fazer no ambiente a ser fotografado é esconder todos os cabos possíveis.

Com os softwares atuais como o Photoshop é possível remover estes cabos das imagens depois, mas tenha em mente de que quanto melhor preparado o ambiente a ser fotografado, melhor será o resultado final.

Tente reduzir as edições posteriores na imagem ao mínimo necessário. Comece escondendo cabos de tv, antena, fios de abajures e tudo que for possível.

Frequentemente retiro até os conversores digitais, que costumam ter vários cabos ligados a eles e serem ruins de camuflar.

Evite luzes fluorescentes (azuis) misturadas com incandescentes (amarelas).

Repare bem nesta imagem. Uma das luzes da rua em frente à igreja e a do prédio eram fluorescentes, o resto incandescente.

Repare bem nesta imagem. Uma das luzes da rua em frente à igreja e a do prédio eram fluorescentes, o resto incandescente.

Outro ponto importante é a iluminação. Tenha em mente de que durante o dia, a luz do sol tem um tom azulado, ou seja tanto as luzes vindas do exterior quanto lâmpadas fluorescentes irão exibir um tom mais azulado nas imagens, enquanto que luzes incandecentes e a luz de fim de tarde irão dar um tom mais amarelado.

Essa variação entre tons azuis e amarelados tendem a confundir o sensor de balanço de branco da câmera, e a existência dos dois tipos de luz tornam as imagens extremamente mais complexas de serem ajustadas.

O ideal é usar apenas um tipo de lâmpadas em todos os ambientes, e geralmente tendo a recomendar as fluorescentes, pois se misturam melhor à luz do dia.

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Acenda as luzes!

banzay1-1Atenção: As fotos ficam melhores com as luzes acesas, então mesmo durante o dia, acenda todas as lâmpadas, abajures e spots.

Você também pode usar uma lanterna ou luz localizada para reforçar a iluminação em determinados pontos e mesmo fazer isso em vários pontos diferentes, um a cada foto, e juntar as imagens sobrepondo-as depois no Photoshop.

A aplicação dessa técnica fica para um próximo tutorial.

Limpeza e arrumação

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Flores e uma boa limpeza fazem muita diferença!

Um dos pontos mais óbvios é a limpeza do ambiente: Procure deixá-lo o mais limpo possível, e usar roupas de cama sem manchas ou falhas visíveis. Sempre é possível fazer algumas correções no Photoshop mas lembre-se: Quanto melhor a foto antes da edição, melhor o resultado final.
Os lençóis devem ser passados à ferro com muito capricho. Fotos com boa luz amplificam os defeitos do ambiente, então quanto mais perfeito, tanto melhor!

Também vale a pena checar mais alguns detalhes:

Colocar flores é fundamental e melhora qualquer foto! Taças, vinho e outros acessórios compondo a imagem, também podem e devem ser acrescentados aqui.

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Fotografando:

ISO 100

Se está fotografando com tripé, lembre-se disso: ISO 100. A regulagem do ISO em 100 faz com que sua imagem final tenha o mímimo de ruído possível, garantindo imagens mais nítidas e de melhor qualidade. Mas o ISO em 100, em ambientes mais escuros, frequentemente exigirá o uso de tripé.

O uso tripé é uma regra para este tipo de fotografia. Com ele, você posiciona sua câmera no ângulo ideal, e permite que o obturador fique aberto por mais tempo sem precisar aumentar o ISO nem correr risco de ter um resultado final tremido. Recomendo usar o timer da câmera em 2 ou 10 segundos, para evitar qualquer tremida na hora da foto, ou o uso de um disparador remoto.

Use o poder dos arquivos Raw!

Se você estiver fotografando em RAW, não precisa se preocupar tanto com o Ajuste de Balanço de Branco, já que ele poderá ser facilmente alterado mais tarde, em softwares como o Adobe Ligthroom ou Photoshop.

Balanço de brancos:

brancosO ajuste de brancos é um ajuste importantíssimo se estiver fotografando em JPG ou se sua câmera não fotografa em modo RAW! Faça o ajuste correto, pois um ajuste fora do ideal tenderá a produzir imagens amareladas ou azuladas, com uma cor muito estranha e fora do ideal, que será ainda mais gritante se o ambiente que você for fotografar tiver paredes brancas ou muito claras.

Via de regra, fotografe em RAW – SEMPRE QUE PUDER!

Abertura, foco e profundidade de campo

A Abertura Ideal: A abertura da lente define qual o tamanho do pedaço da imagem que aparecerá completamente “em foco”. Quanto mais fechada a lente (valores F maiores, como 11, 13, 14, 16 e 20), maior será sua profundidade de campo, ou seja, maior será a parte da imagem que está em foco. Para fotos de paisagem, F11 é um valor amplamente recomendado, e sugiro usar o mesmo valor para suas fotos imobiliárias.

Quer luzes “estreladas”?

Luzes estreladas. Esta foto foi feita com abertura F/18

Luzes estreladas. Esta foto foi feita com abertura F/18

Entretanto, alguns efeitos, como o efeito de “estrela” nas luzes, só será possível em aberturas ainda maiores. Via de regra, a partir de F16 o efeito já fica bem claro. Sugiro usar F11 se quiser as luzes sem o efeito estrelado, e f16 ou f18 se quiser o efeito. Vale lembrar que quando estão muito fechadas (F18 em diante), as lentes perdem um pouquinho da nitidez devido ao efeito de refração da luz. Evite portanto usar a lente em suas configurações mais fechadas, porque embora aumente a profundidade de campo, isso acabará fazendo com que a imagem perca um pouco da nitidez como um todo.

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Lente Grande Angular sem distorção

As melhores lentes para este tipo de fotografia são as grandes angulares sem distorção. Lentes Fisheye, embora consigam captar uma grande parte do ambiente, não são recomendáveis pois tornam linhas retas como paredes e colunas em curvas, deixando a construção com um aspecto totalmente distorcido. Dificilmente você verá uma foto de ambiente feita por uma fisheye em uma revista, por exemplo. Não fica bom.

Altura da câmera

Regule com muito cuidado a altura da câmera no tripé. Ela não deve estar alta demais, e com um pouco de prática você será capaz de identificar isso rapidamente olhando a imagem no visor da sua câmera. Use as linhas verticais como referência e procure deixar a câmera o mais alinhada com o chão (na posição horizontal) possível.

Procure prestar atenção nas linhas verticais, e ajuste a posição até elas estarem o mais verticais possívels. Quanto menos inclinadas, melhor será o resultado. Com sua câmera ajustada, é hora de buscar os melhores ângulos do ambiente. Via de regra, eles ficam nos cantos do quarto, de onde será possível ter uma visão melhor de todo o ambiente. Apontar a câmera para o centro do quarto, a partir de um dos cantos do ambiente, quase sempre funciona. Mas vá com calma e conferindo o resultado, já que cada foto tem sua própria história e a composição é a parte mais importante na construção de uma boa imagem.

Faça a compensação de exposição

Lembre-se, ao fotografar ambientes muito claros ou escuros, de fazer a compensação de exposição. Ambientes muito brancos precisam de um ponto a mais, as vezes até dois, no fotômetro, e ambientes escuros pedem a correção no sentido contrário: 1 ou 2 pontos a menos. Na dúvida, faça fotos com diferentes regulagens.

Acredite, é mais fácil perder 5 ou 10 minutos na sessão garantindo um ou dois cliques a mais, que ter que contatar seu cliente para refazer uma sessão na qual as fotos não ficaram como você deseja. Evite este constrangimento com um pouquinho de paciência extra na hora de clicar!

Estouro de Brancos

Uma das grandes dificuldades em fotografar ambientes, é que a luz exterior tende a ser muito mais forte que a interna. Isso costuma gerar o que chamamos de estouro de branco nas janelas – a câmera, regulada para captar a luminosidade do interior do ambiente, é incapaz de se adaptar para a luminosidade exterior numa mesma fotografia.

O estouro de branco é caracterizado por áreas completamente brancas da imagem, e as vezes há “vazamentos” sobre as partes internas onde deveria haver menos luz. Procure evitar os estouros de branco, pois é impossível de corrigí-los na revelação.

Golden Hour: A “famosa” hora dourada

O belo azul do lado externo é 100% real: ele foi conseguido fotografando na Golden Hour!

O belo azul do lado externo é 100% real: ele foi conseguido fotografando na Golden Hour!

O ideal, via de regra, é fotografar ao amanhecer, antes do sol nascer, ou ao cair da tarde, após o por do sol, no que nós fotografos chamamos de hora dourada. É um curto período, que dependendo do imóvel pode ser após ou até antes do por do sol, em que a luminosidade do exterior se equipara a do interior. Neste momento, é possível fazer a exposição perfeita, captando a luminosidade de forma equilibrada entre o interior e o exterior.

 

Esse horário é ainda melhor para registrar o imóvel da parte externa: As melhores fotos costumam ocorrer nele. Fique atento e procure ler um pouco mais sobre a Hora Dourada, ou Golden Hour, pois é um período de 10 a 15 minutos apenas. Quando chegar a hora, esteja com a camera posicionada, regulada, focada e com tudo pronto.

A golden hour rende fotos incríveis. Muitas das melhores fotos de arquitetura foram feitas a essa hora. Embora seja um momento que passa rápido, recomendo explorá-lo ao máximo!

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Múltiplas exposições e imagens HDR

Veja o estouro de branco na primeira imagem e compare-as.

Veja o estouro de branco na primeira imagem e compare-as.

Outra técnica que pode ser usada, é a união de diversas exposições como fotometrias diferentes – geralmente se usa uma foto com o ajuste de fotômetro ideal, uma foto com um ou dois pontos de luz a menos, e terceira uma foto com um ou dois pontos a mais para compor as imagens.

Entretanto há fotógrafos que chegam a usar 10 e até mais imagens para compor uma única fotografia final – coisa que pessoalmente considero um exagero desnecessário.

Essa técnica chama-se HDR, ou High Dynamic Range, e une as informações de várias exposições para criar uma foto com mais textura e detalhes do que seria possível ver numa única exposição.

Não tem uma grande angular? Use a lente do kit!

Para esta finalidade procure usar uma lente grande angular sem distorção. Na falta dela, a clássica lente de kit 18-55 é capaz de entregar um trabalho razoável, especialmente se os quartos não forem pequenos demais! Também é possível unir várias fotografias feitas a partir do mesmo ponto em uma única imagem, mas o efeito final tende a ficar muito parecido com o das lentes fisheye, portanto recomendo isso apenas como último recurso, quanto o ambiente realmente for muito pequeno e não for possível mostrá-lo com uma única fotografia.

Use o zoom para deixar o foco perfeito!

O Foco deve ser regulado usando a imagem ampliada com zoom, no visor da camera: Só desta forma será possível visualizar se tudo está no mais perfeito foco, fundamental para este tipo de fotografia. Lembre-se que foco é uma das únicas coisas que não podemos corrigir no Photoshop. Existem algumas técnicas que melhoram um pouco o aspecto geral, mas se a foto saiu fora de foco, está simplesmente perdida. E não chegamos até aqui pra perder a foto por bobagem, certo?!

Alinhe a linha do horizonte de sua imagem!

Outra coisa que é fundamental a ser levada em conta na hora da composição, é a linha do horizonte: Procure deixar a câmera sempre o mais nivelado possível. Endireitar a foto na edição do arquivo consome pedaços preciosos da imagem!

Alinhar o horizonte melhora em muito suas fotos!

Alinhar o horizonte melhora em muito suas fotos!

Complementando a sessão:
Feitos as imagens dos quartos, faça imagens de detalhes. Como uma boa composição, fotos exibindo os detalhes da decoração, arranjos de flores, mesas de café, se tornam um excelente complemento para as fotos dos ambientes para serem usados em sites como a Booking e no próprio site de sua pousada.

No próximo tutorial falarei um pouco mais profundamente sobre a edição das imagens. Se quiser receber o tutorial em primeira mão, basta assinar o mailing do ParatyVIP.com! O próximo tutorial irá conteros seguintes tópicos: Tratamento da Imagem – Correção de manchas e remoção de itens indesejados, Alinhamento de Horizonte na edição, Correção de Distorção de Lente, Correção de Diagonais e Linhas Verticais, União de mais de uma exposição em imagens HDR, correção de Ruído e vantagens do uso de arquivos Raw.

Muito obrigado por ter nos acompanhado e até a próxima!

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Sobre o autor
mulekbestaGuido Nietmann é fotógrafo profissional e webmaster. Formado em fotografia em pela universidade de Harward, é apaixonado por fotografia imobiliária, de paisagens, fotografia gastronômica, still (fotografia de produtos), e também adora cobrir ensaios e eventos! Ao lado de sua esposa Erica Nietmann, também fotógrafa, criou a Nietmann Fotografia, e possui um extenso portfólio de fotografia imobiliária. Entre seus clientes de destaque estão a Marina Farol de Paraty, Escuna e Pousada Banzay, Escuna Zephyr, Pousada Condessa, Apple House Paraty, Alambique Pedra Branca, Alambique Maria Izabel e muitos outros!

Guido e Erica Nietmann são também os criadores do portal ParatyVIP.com, portal lançado no início de 2015 voltado ao turismo, que reúne as belezas de Paraty, cidade pela qual ambos são apaixonados e na qual moram atualmente!

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