Tutorial Nietmann de Fotografia Imobiliária para Hotéis e Pousadas

Foto: fotosincriveis.com.br


Tutorial Nietmann de Fotografia Imobiliária

Bem vindo! Este tutorial foi desenvolvido com intenção de ensinar a você algumas das principais dicas dos profissionais de fotografia, para que você possa melhorar a qualidade de suas fotos e consequentemente possa ampliar a taxa de ocupação de sua pousada, hotel ou imóvel. Ele também é direcionado a corretores imobiliários em busca de ampliar suas vendas e locações e pessoas interessadas em melhorar as fotos de seus imóveis!

Equipamento sugerido:

Embora qualquer pessoa, mesmo de posse de um celular com uma boa câmera, possa se beneficiar das dicas que oferecemos, para obter resultados ainda melhores, sugerimos que sejam usados:

Uma camera DLSR, configurada para fotografar em formato RAW. Mas também é possível tirar boas fotos até de celular! Entretanto, o Arquivo RAW contém muito mais informações da imagem que outros formatos, permitindo uma gama muito maior de ajustes na hora da edição. Consulte o manual da sua câmera para saber como fotografar em RAW.

– Os Softwares Adobe LightRoom e Adobe Photoshop para melhores resultados na revelação dos arquivos RAW, edição das imagens e criação de imagens HDR. Existem softwares equivalentes no mercado, mas estes são os mais usados no mercado.

Tripé. Lembre-se que um tripé garantirá fotos completamente nítidas, e é fundamental para uma melhor qualidade.

Lente grande angular sem distorção: Esse tipo de lente é o ideal para fotografia de arquitetura. Ela capta uma grande parte do ambiente sem transformar linhas retas em curvas, como faria uma lente “olho de peixe”. Na falta dela, procure usar uma lente simples, como a clássica “lente do kit” 18-55 em 18mm. Lentes “olho de peixe” como da famosa câmera Go-Pro devem ser evitados: fotos imobiliárias com linhas curvas passam uma imediata impressão de amadorismo. Há quem as use para mostrar o interior de ambientes realmente pequenos, mas pessoalmente, passo longe deste tipo de lente.

Economize tempo e trabalho!

Que tal deixar a Nietmann Fotografia fazer as fotos de sua pousada pra você? Ligue já ou fale conosco pelo WhatsApp (24) 99279-3464 ou envie um e-mail para guido@nietmann.com.br

Preparação

Escondendo fios…

fiosantesedepoisUma das primeiras coisas a se fazer no ambiente a ser fotografado é esconder todos os cabos possíveis.

Com os softwares atuais como o Photoshop é possível remover estes cabos das imagens depois, mas tenha em mente de que quanto melhor preparado o ambiente a ser fotografado, melhor será o resultado final.

Comece escondendo cabos de tv, antena, fios de abajures e tudo que for possível.

Frequentemente retiro até os conversores digitais, que costumam ter vários cabos ligados a eles e serem ruins de camuflar.

Evite luzes fluorescentes (azuis) misturadas com incandescentes (amarelas).

Repare bem nesta imagem. Uma das luzes da rua em frente à igreja e a do prédio eram fluorescentes, o resto incandescente.

Repare bem nesta imagem. Uma das luzes da rua em frente à igreja e a do prédio eram fluorescentes, o resto incandescente.

Outro ponto importante é a iluminação. Tenha em mente de que durante o dia, a luz do sol tem um tom azulado, ou seja tanto as luzes vindas do exterior quanto lâmpadas fluorescentes irão exibir um tom mais azulado nas imagens, enquanto que luzes incandecentes e a luz de fim de tarde irão dar um tom mais amarelado.

Essa variação entre tons azuis e amarelados tendem a confundir o sensor de balanço de branco da câmera, e a existência dos dois tipos de luz num mesmo ambiente tornam as imagens extremamente mais complexas de serem ajustadas.

O ideal é usar apenas um tipo de lâmpadas em todos os ambientes. Costumo recomendar as fluorescentes, pois se misturam melhor à luz do dia.

 

Acenda as luzes!

banzay1-1Atenção: As fotos ficam melhores com as luzes acesas, então mesmo durante o dia, acenda todas as lâmpadas, abajures e spots.

 

Limpeza e arrumação

flores-1

Flores e uma boa limpeza fazem muita diferença!

Um dos pontos mais óbvios é a limpeza do ambiente: Procure deixá-lo o mais limpo possível, e usar roupas de cama sem manchas ou falhas visíveis. Lembre-se: Quanto melhor a foto antes da edição, melhor o resultado final.
Os lençóis devem ser passados à ferro com muito capricho. Fotos com boa luz amplificam os defeitos do ambiente, então quanto mais perfeito, tanto melhor!

Também vale a pena checar mais alguns detalhes:

 

 

Adicione flores e acessórios!

Colocar flores é fundamental e melhora qualquer foto! Taças, vinho e outros acessórios compondo a imagem, também podem e devem ser acrescentados aqui.

Fotografando:

ISO 100

Se está fotografando com tripé, lembre-se disso: ISO 100. A regulagem do ISO em 100 faz com que sua imagem final tenha o mímimo de ruído possível, garantindo imagens mais nítidas e de melhor qualidade. Mas o ISO em configurado em 100, em ambientes mais escuros, frequentemente exigirá o uso de tripé, pois implicará numa velocidade lenta de seu obturador.

O uso tripé é uma regra para este tipo de fotografia. Com ele, você posiciona sua câmera no ângulo ideal, e permite que o obturador fique aberto por mais tempo sem precisar aumentar o ISO nem correr risco de ter um resultado final tremido. Recomendo usar o timer da câmera em 2 ou 10 segundos, para evitar qualquer tremida na hora da foto, ou o uso de um disparador remoto.

 

Balanço de brancos:

brancosO ajuste de brancos é um ajuste importantíssimo se estiver fotografando em JPG ou se sua câmera não fotografa em modo RAW! Faça o ajuste correto, pois um ajuste fora do ideal tenderá a produzir imagens amareladas ou azuladas, com uma cor muito estranha e fora do ideal, que será ainda mais gritante se o ambiente que você for fotografar tiver paredes brancas ou muito claras.

Via de regra, fotografe em RAW – SEMPRE QUE PUDER!

Abertura, foco e profundidade de campo

A Abertura Ideal: A abertura da lente define qual o tamanho do pedaço da imagem que aparecerá completamente “em foco”. Quanto mais fechada a lente (valores F maiores, como 11,  16 e 22), maior será sua profundidade de campo, ou seja, maior será a parte da imagem que está em foco. Sugiro utilizar valores a partir de F8 para garantir uma maior profundidade de campo.

 

Lente Grande Angular sem distorção

As melhores lentes para este tipo de fotografia são as grandes angulares sem distorção. Lentes Fisheye, embora consigam captar uma grande parte do ambiente, não são recomendáveis pois transformam linhas retas como paredes e colunas em curvas, deixando a construção com um aspecto totalmente distorcido. Dificilmente você verá uma foto de ambiente feita por uma fisheye em uma revista, por exemplo. Simplesmente não fica bom nem convence os futuros clientes.

Altura da câmera

Regule com muito cuidado a altura da câmera no tripé. Ela não deve estar alta demais, e com um pouco de prática você será capaz de identificar isso rapidamente olhando a imagem no visor da sua câmera.  Com sua câmera ajustada, é hora de buscar os melhores ângulos do ambiente. Via de regra, eles ficam nos cantos do quarto, de onde será possível ter uma visão melhor de todo o ambiente. Apontar a câmera para o centro do quarto, a partir de um dos cantos do ambiente, quase sempre funciona. Mas vá com calma e conferindo o resultado, já que cada foto tem sua própria história e a composição é a parte mais importante na construção de uma boa imagem.

Faça a compensação de exposição

Lembre-se, ao fotografar ambientes muito claros ou escuros, de fazer a compensação de exposição. Ambientes muito brancos precisam de um ponto a mais, as vezes até dois, no fotômetro, e ambientes escuros pedem a correção no sentido contrário: 1 ou 2 pontos a menos. Na dúvida, faça fotos com diferentes regulagens.

Acredite, é mais fácil perder 5 ou 10 minutos na sessão garantindo um ou dois cliques a mais, do que ter que fotografar novamente. Tenha calma!

Estouro de Brancos

Uma das grandes dificuldades em fotografar ambientes, é que a luz exterior tende a ser muito mais forte que a interna. Isso costuma gerar o que chamamos de estouro de branco nas janelas – a câmera, regulada para captar a luminosidade do interior do ambiente, é incapaz de se adaptar para a luminosidade exterior numa mesma fotografia.

O estouro de branco é caracterizado por áreas completamente brancas da imagem, e as vezes há “vazamentos” sobre as partes internas onde deveria haver menos luz. Procure evitar os estouros de branco, pois é quase impossível de corrigí-los na revelação.

 

Não tem uma grande angular? Use a lente do kit!

Para esta finalidade procure usar uma lente grande angular sem distorção. Na falta dela, a clássica lente de kit 18-55 é capaz de entregar um trabalho razoável, especialmente se os quartos não forem pequenos demais! Também é possível unir várias fotografias feitas a partir do mesmo ponto em uma única imagem, mas o efeito final tende a ficar muito parecido com o das lentes fisheye, portanto recomendo isso apenas como último recurso, quanto o ambiente realmente for muito pequeno e não for possível mostrá-lo com uma única fotografia.

Use o zoom digital do visor para deixar o foco perfeito!

O Foco deve ser regulado usando a imagem ampliada com zoom, no visor da camera: Só desta forma será possível visualizar se tudo está no mais perfeito foco, fundamental para este tipo de fotografia. Lembre-se que foco é uma das únicas coisas que não podemos corrigir no Photoshop. E nós não chegamos até aqui pra perder a foto por bobagem, certo?!

Alinhe a linha do horizonte de sua imagem!

Outra coisa que é fundamental a ser levada em conta na hora da composição, é a linha do horizonte: Procure deixar a câmera sempre o mais nivelado possível. Endireitar a foto na edição do arquivo consome pedaços preciosos da imagem!

Alinhar o horizonte melhora em muito suas fotos!

Alinhar o horizonte melhora em muito suas fotos!

Complementando a sessão:
Feitos as imagens dos quartos, faça imagens de detalhes. Como uma boa composição, fotos exibindo os detalhes da decoração, arranjos de flores, mesas de café, se tornam um excelente complemento para as fotos dos ambientes para serem usados em sites como a Booking e no próprio site de sua pousada.

Muito obrigado por ter nos acompanhado e até a próxima!

Economize tempo e trabalho! Contrate a Nietmann Fotografia para fazer as fotos de sua pousada! Ligue já ou fale conosco pelo WhatsApp (24) 99279-3464 ou envie um e-mail para nietmannfotografia@gmail.com