Brincar: a atividade mais importante na vida de uma criança

A primeira infância é um período determinante para toda a vida do ser humano. Desde o nascimento, a criança, lentamente, entra em contato com o mundo que a cerca e constrói sua relação com ele. Nessa relação, há algo fundamental: o brincar.

Brincando a criança conhece o mundo

Para a pedagogia Waldorf, na fase do nascimento ao início do aprendizado formal, a atividade voltada ao brincar livre é prioridade. Aliás, brincar é algo que nasce espontaneamente com o ser humano. Não é preciso ensinar uma criança a brincar. Necessário é oferecer a ela a segurança e o ambiente no qual se entregue completamente. Quanto mais simples a brincadeira e mais natural o ambiente, melhor o desenvolvimento dos sentidos básicos: sentir o cheiro da natureza, pisar o chão de terra, tocar as diferentes texturas, ouvir o som do vento, da água, dos pássaros, enxergar as cores do mundo e sentir seus sabores. Logo um galho vira um passarinho, a terra vira comidinha e as sementes, um trenzinho!

Materiais simples estimulam a criatividade

A brincadeira é a primeira forma de conhecer o mundo, desenvolver nossas habilidades, perceber nossas limitações e criar relação com as pessoas. Ela é fundamental para o desenvolvimento físico saudável, para a coordenação motora e agilidade. A elaboração das brincadeiras extrapola para aspectos ligados ao intelecto como a criatividade e o raciocínio lógico, aspectos afetivos e morais, como o respeito, a cooperação, a amizade, entre outros. O desenvolvimento acontece de forma lenta, conforme cada etapa da vida da criança é transcorrida.

Brincando a criança aprende a interagir

Dentro das escolas Waldorf, o maternal e o jardim são ambientes cuidadosamente preparados para as vivências saudáveis da primeira infância. Os brinquedos são de madeira, tecidos naturais, sementes e outros materiais distantes daquilo que se compreende por sintético. Parte do horário escolar acontece em áreas externas, proporcionando o contato com a natureza e atividades mais expansivas: correr, pular, se balançar e subir na árvore. As educadoras e educadores estão ali cuidando desse ambiente com extrema afetividade.

Brincar é fundamental para o desenvolvimento físico

Na atualidade, muito tem se discutido sobre a importância do brincar, diante do crescimento de problemas como a hiperatividade e o déficit de atenção. Cada vez mais cedo, as crianças são preenchidas de atividades direcionadas, compromissos e cobranças, cercadas de tecnologia e sem tempo para a brincadeira livre, que faz parte da sua própria natureza.

Ambiente preparado com carinho

O bom senso nas escolhas, nas decisões daquilo que será oferecido para um ser humano em formação poderá determinar o seu futuro. Uma infância sadia, que respeita as fases de desenvolvimento da criança, poderá prepará-la para os desafios que se farão presentes. O importante é que as crianças tenham o direito de brincar e aproveitar essa fase mágica e única da vida.

Escola Waldorf Quintal Mágico de Paraty

Escola Waldorf Quintal Mágico de Paraty

A Escola Waldorf Quintal Mágico de Paraty, tem como principio de trabalho a antroposofia criada por Rudolf Steiner que promove desenvolvimento integral do aluno nas diferentes fases de seu crescimento, de forma que, como individuo livre, possa assumir sua vida e seus compromissos no mundi com consciência e responsabilidade. Acreditamos em uma educação transformadora, através do brincar e das artes como veículos de desenvolvimento humano.