Campanha de Vacinação em Paraty acontece de 10 a 31 de maioDia D está marcado para 4 de maio

A campanha de vacinação contra a gripe acontece até 31 de maio nos postos de Estratégia Saúde da Família – ESFs e CIS. O horário de funcionamento dos postos é de 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. O Dia D acontece em 4 de maio.

Seguindo orientação da nova estratégia do Ministério da Saúde, a camapnha de vacinação deste ano acontece em duas etapas. Na primeira, de 10 a 19 de abril, vão ser vacinadas apenas crianças e gestantes. Na segunda etapa, de 22 de abril a 31 de maio, para todos os grupos que são público-alvo da campanha. A meta de vacinação contra o vírus da gripe no município é de 11.370 mil pessoas, que fazem parte do público-alvo da campanha.

Quem deve se vacinar:
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias)
– Gestantes (qualquer idade gestacional)
– Puérperas (até 45 dias após o parto)
– Idosos (a partir de 60 anos)
– Profissionais da saúde (serviço público e privado)
– Povos indígenas
– Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
– Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
– Professores de escolas públicas ou privadas

A vacina disponibilizada pelo governo federal é a trivalente, que previne a contaminação pelos vírus A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente e o vírus da gripe passa por mutações frequentes. Além da imunização, as pessoas precisam se precaver, adotando medidas preventivas como lavar as mãos com frequência e não compartilhar objetos de uso pessoal.
A vacina da gripe é contraindicada para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir as orientações do profissional. Para aqueles que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore

Tire suas dúvidas sobre a gripe:

O que é Influenza? 
É uma doença viral febril, aguda, comumente conhecida como gripe, geralmente benigna e autolimitada caracterizada por sintomas como febre, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca e coriza. A infecção geralmente dura uma semana.

Existem três tipos de vírus
Influenza: A, B e C. O vírus Influenza C causa infecções respiratórias brandas, sem causar impactos na saúde pública ou estar relacionado com epidemias. Já os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais. O vírus Influenza A é classificado ainda em subtipos H1N1 e H3N2, além do H7N9.
Transmissão – Ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda indiretamente pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.
Sintomas – Pessoas com gripe podem apresentar febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (cansaço extremo).
Como se prevenir – A vacinação contra a gripe é a forma mais eficaz de evitar a doença, mas pequenas ações no dia a dia também podem ajudar, como manter as mãos sempre limpas, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

Mais informações: 
Secretaria de Saúde – Vigilância Epidemiológica: 24.3371-7581

Fonte: Página da Prefeitura de Paraty no Facebook

guidonietmann

guidonietmann

Guido Nietmann é fotógrafo e mora há 7 anos em Paraty. Em parceria com a fotógrafa Roberta Pisco, criou a Fotos Incríveis, empresa especializada que atua com fotografia imobiliária, gastronômica, fotografia aérea, fotografia de produtos e também com ensaios. Apaixonado por Paraty, não se cansa de retratar as belezas da cidade e nutre uma paixão  especial pela Igreja de Santa Rita! Contato e mais informações: www.fotosincriveis.com.br

Deixe aqui sua opinião sobre este assunto!