Dedicada a Todas Nós: Respeito não tem Gênero, tem Consciência.

O “Dedicada a todas Nós” é um projeto de extensão do CEFET-RJ Angra dos Reis e nasceu da discussão entre a professora e as alunas  idealizadoras, sobre o dia-a-dia vivido de uma mulher numa instituição composta majoritariamente por homens (a unidade CEFET-RJ/Angra dos Reis possui maioria masculina tanto no quantitativo dos discentes quanto nos seus servidores), estudando para uma formação de “homens” (cursos de engenharias e técnico em Mecânica), inserida numa sociedade patriarcal ainda extremamente machista e misógina.

Desta discussão, percebemos o quão importante é, para as “minorias”, o seu fortalecimento através da construção de redes de apoio.  Esse é o nosso maior norte: a criação, o fortalecimento e a consolidação desta rede de apoio.

Para tecermos esta rede, nossa primeira estratégia foi a criação das rodas de conversas.  Pois a partir delas ouviríamos e entenderíamos as demandas das “nossas pares”.  A partir das rodas, tudo foi orgânico, vivo.  Como um organismo, respondendo aos estímulos. Dela (da primeira roda), surgiu outra diretriz que norteou nossas ações em 2018: O respeito à mulher.

O assédio, sexual ou moral; ou simplesmente o desrespeito à mulher, era uma demanda latente devido a um incidente ocorrido entre alunos e alunas da graduação e não resolvido de forma a contento pela Instituição tão pouco respeitosa segundo relato das alunas, entre outras queixas.  Por essa razão veio à tona na nossa primeira roda de conversa. Assim a equipe de idealizadoras se reuniu e, após muitos debates sobre o quê fazer diante do ocorrido, surgiu a primeira grande campanha do projeto “Dedicada a Todas Nós”: “Respeito não tem Gênero, tem Consciência”.

Entre as várias ações da campanha: palestras informativas e educativas das professoras na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Sindicato dos Professores sobre o tema Assédio; cartazes – Atividade “Relatos” (que recolheu relatos verídicos e anônimos de assédios e abusos sofridos pelas mulheres do campus e espalhados na forma de cartazes nas paredes dos corredores); tivemos a produção do vídeo que foi apresentado às meninas que sofreram o constrangimento à época, em nossa segunda roda de conversa com mesmo tema da campanha: “Respeito não tem Gênero, tem Consciência”. E que agora, com imenso prazer, foi divulgado no evento da Coordenadoria Especial da Mulher de Paraty.

Para 2019, o projeto “Dedicada a Todas Nós” pretende continuar com as rodas de conversas, tão importantes para a formação desta rede tão sonhada de acolhimento e fortalecimento entre as mulheres, dentro e, quem sabe um dia, fora do campus.

Pretendemos também lançar uma nova campanha feminista e educativa ainda nesse primeiro semestre: “Feminismo: Que bicho é esse?”.  Através de palestras, vídeos, mesas redondas, convidados externos; desejamos informar, orientar e aproximar homens e mulheres dos valores e princípios que norteiam o feminismo e suas causas.

E finalmente, atentas às necessidades de “nossas pares”, a equipe de idealizadoras do projeto “Dedicada a Todas Nós” está buscando meios de viabilizar um dia D da saúde no campus, assim como estimular atividades desportivas coletivas que estimulem a interação, o lúdico, a saúde mental e física de toda a comunidade acadêmica do campus, mas principalmente, das mulheres nele inseridas.

www.facebook.com/dedicadaatodas/
www.instagram.com/dedicadaatodas/

Roberta Pisco

Roberta Pisco

Roberta Pisco é fotógrafa e produtora cultural, com mais 10 anos de experiência no mercado cultural do Rio de Janeiro. Aprendiz de escritora e de viajante, sempre tem uma lista enorme de filmes para ver e de livros para ler. Meio palhaça, meio nerd, é especialista na arte de rir de si mesma e de provocar reações inesperadas. Carioca convicta, apaixonou-se por Paraty, onde mora e desenvolve seu trabalho como fotógrafa. Junto com Guido Nietmann, criou a Fotos Incríveis, empresa especializada em imagens de altíssima qualidade nas áreas de imobiliária e ambientes, gastronomia, náutica, still (produtos), paisagens, aéreas, etc. Atualmente fotografam para as melhores empresas da Costa Verde.  www.fotosincriveis.com.br https://www.facebook.com/fotosincriveis.com.br https://www.instagram.com/querofotosincriveis/

Um comentário em “Dedicada a Todas Nós: Respeito não tem Gênero, tem Consciência.

  • Avatar
    17 de março de 2019 em 14:50
    Permalink

    Cada vez mais ações como essa são necessárias em nosso pais.

    Resposta

Deixe aqui sua opinião sobre este assunto!