O ensino de música para o desenvolvimento humano

A música está presente no desenvolvimento humano desde tempos remotos, sendo um aspecto marcante da cultura de um povo. Ao ouvir música, é fácil perceber como ela mexe com nossos sentimentos, nossas lembranças, podendo mudar completamente nosso estado de espírito.

Professoras tocando kântele na Vivência de Páscoa

No Brasil, como em outros países, a música é componente dos currículos escolares. No entanto, na Pedagogia Waldorf, ela não se limita apenas a uma disciplina, pois permeia todo o processo escolar desde a educação infantil, com a intenção de desenvolver aspectos humanos fundamentais como o sentimento e a vontade. Rudolf Steiner, o criador da Pedagogia Waldorf e autor de estudos profundos sobre o desenvolvimento humano, aponta a formação musical dentro da escola como uma ferramenta fundamental para o fortalecimento da força de vontade.

Apresentação das crianças tocando flauta

Na Educação Infantil, cantigas suaves estão presentes o tempo todo, nas rodas rítmicas, nas brincadeiras, na culinária, na arrumação dos espaços…Além disso, nas salas estão presentes pequenos sinos, como o “pin”, o xilofone e o kântele, instrumento de cordas com sonoridade muito delicada, criando uma atmosfera de calma e encantamento.

Xilofone, kântele e pin

No Ensino Fundamental, as crianças seguem com as canções e iniciam o aprendizado da flauta doce, que as acompanha durante todo este ciclo escolar. Quando é possível, outros instrumentos são introduzidos, como o violino, no 3o ano, até a formação de uma pequena orquestra. Já no Ensino Médio, o estudo musical se aprofunda em todos os aspectos: histórico, filosófico, teórico e prático.

Apresentação dos adultos na Festa de São João

Basta entrarmos em uma escola Waldorf durante o horário das aulas para perceber como a música é viva e constante no cotidiano das crianças. Nas principais festas do calendário escolar, as crianças, o corpo docente e, algumas vezes, as famílias fazem suas apresentações musicais, tornando esses eventos muito bonitos e especiais.

Escola Waldorf Quintal Mágico de Paraty

Escola Waldorf Quintal Mágico de Paraty

A Escola Waldorf Quintal Mágico de Paraty, tem como principio de trabalho a antroposofia criada por Rudolf Steiner que promove desenvolvimento integral do aluno nas diferentes fases de seu crescimento, de forma que, como individuo livre, possa assumir sua vida e seus compromissos no mundi com consciência e responsabilidade. Acreditamos em uma educação transformadora, através do brincar e das artes como veículos de desenvolvimento humano.