Paraty participa como Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia do 2º Expo Internacional de Gastronomia da China. Saiba como foi!

Relatório sobre viagem a Huai’an – 2º Expo Internacional de Gastronomia da China

A cidade de Paraty, através de sua Secretaria de Cultura, representados por Tadeu Melchiades e Elaine Toledo, integrantes da equipe Paraty | Cidade Criativa da UNESCO pela Gastronomia, participaram, de09 a 11 de maio, da 2nd China (Huai’an) International Food Expo.

A convite da organização do evento, que teve aprovação do Conselho Chinês para Promoção do Comércio Exterior e do governo da Província Popular de Jiangsu, a dupla representou Paraty em meio a autoridades internacionais, empresários e focal points de diversos países integrantes da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) / Cidades da Gastronomia (CoG).

No primeiro dia, após longa jornada, foi oferecido um jantar de boas vindas aos participantes do evento no próprio hotel. Já na manhã do dia seguinte, após cerimonial de abertura e assinatura de protocolos e parcerias internacionais, foi inaugurado o mais novo Centro de Convenções da cidade, um complexo focado em sediar feiras e eventos ligados a gastronomia e a negócios.

A tarde, a programação seguiu com a Cúpula Internacional sobre as Cidades Criativas e do Grande Canal, com lançamento do vídeo promocional da cidade de Huai’an e da cozinha Huaiyang, além do anúncio da declaração da carta de intenções e iniciativas para entrada da cidade na rede de Cidades Criativas. Em seguida, foi realizada uma reunião especial entre as autoridades locais e os representantes das Cidades Criativas, onde cada delegação foi convidada a comentar e opinar sobre o formulário de aplicação de Huai’an junto a UNESCO. Paraty fez uma elogiada fala sobre o processo, suas experiências, metas e desafios após a obtenção do título em 2017.

Ao anoitecer, o grupo, acompanhado da prefeita, participou de um jantar tradicional com honras de estado, demonstrando a importância e o esforço da organização para a obtenção do título de Cidade Criativa. Logo após o jantar, para finalizar o dia, um belo passeio de barco pelo Canal Li.

No segundo dia, passeios pelos arredores da cidade nos principais pontos turísticos da região foram oferecidos ao grupo, entre eles o lago Hongze, a antiga residência de Zhou Enlai, a cidade ancestral de Hexia e a antiga sede do Governo, no bairro central de Huai’an.

Toda a viagem foi custeada pela organização do evento e pelo governo de Huai’an, com o intuito de estreitar relações e proporcionar um ambiente favorável a parcerias e ao desenvolvimento de projetos em conjunto. A participação no evento fortaleceu ainda mais Paraty como destino cultural e turístico de referência internacional, posição extremamente alinhada aos objetivos estratégicos estabelecidos para a continuidade do título e o desenvolvimento de Paraty como Cidade Criativa da UNESCO pela Gastronomia.

Cordialmente,

TADEU MELCHIADES FILHO
Prefeitura Municipal de Paraty
Secretaria de Cultura
(24) 3371 7412

guidonietmann

guidonietmann

Guido Nietmann é fotógrafo e mora há 7 anos em Paraty. Em parceria com a fotógrafa Roberta Pisco, criou a Fotos Incríveis, empresa especializada que atua com fotografia imobiliária, gastronômica, fotografia aérea, fotografia de produtos e também com ensaios. Apaixonado por Paraty, não se cansa de retratar as belezas da cidade e nutre uma paixão  especial pela Igreja de Santa Rita! Contato e mais informações: www.fotosincriveis.com.br

Deixe aqui sua opinião sobre este assunto!