Às vésperas da estreia das Olimpíadas de Paris 2024, o burburinho já começa extrapolando arenas esportiva. Afinal, os looks que as delegações irão desfilar nas cerimônias de abertura e encerramento começaram a ser divulgados, causando uma grande onda de reações.
É uma oportunidade única para as marcas se posicionarem, gerando engajamento e demonstrando compromisso com o esporte. Apesar das boas intenções, a variação de bom gosto e materiais utilizados nas confecções vem chamando a atenção.
Astronautas Unidos of America
Os Estados Unidos saíram na frente ao revelar uniformes assinados por ninguém menos que Ralph Lauren, com um visual elegante de blazer azul marinho, camisa listrada e jeans leves. Há ainda versões luxuosas de macacões de astronauta para os competidores: um suntuoso conjunto branco de gola, com a sigla USA em azul e vermelho estampada em todo o busto. O senso estético e responsividade dos trajes são, sem dúvidas, o seu ponto forte.
Brasil ribeirinho
Enquanto isso, o Brasil foi pela contramão, optando por uma abordagem totalmente diferente. O uniforme tem como carro chefe os conceitos artesanal e sustentável. Produzido no Rio Grande do Norte por bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, o Time Brasil evoca a biodiversidade brasileira em suas peças. As cores bandeira nacional em tons pasteis estão presentes em tecidos reciclados.
Gente a roupa das Olimpíadas ficou extremamente Evangê mesmo 😭 pic.twitter.com/XM7OuF0yX9
— Gabriel 🇦🇹 (@vodimtenigranku) April 19, 2024
Internet torceu o nariz
A internet, é claro, não perdoa. Nas redes sociais, a comparação entre os dois estilos de uniformes gerou uma série de memes e comentários ultrajantes. Afinal, a maioria admirou a elegância dos norte-americanos, em contraponto ao excesso de tecidos dos canarinhos.
O saião abaixo do joelho com a jaqueta jeans, por exemplo, foi alvo de comparações diretas com o traje das mulheres neopentecostais, daquelas bem carolas. Quem assina a produção está longe de ser considerada grife: é a rede de lojas de departamento Riachuelo.
Já sei de onde tiraram inspiração para fazer a roupa de abertura das olimpíadas 👀 pic.twitter.com/XQ8YgGKvJ1
— may (@sfvrigth) March 15, 2024
Nada de graça
Apesar das críticas bem-humoradas e contundentes, a escolha do COB por um design que valoriza a cultura local e promove a sustentabilidade casa com a ideia defendida internacionalmente pelos nossos governantes. Um lugar que valoriza as suas raízes e que encontra na sua biodiversidade o sentido de sua existência, ainda que isso fique apenas no papel.
Além da Riachuelo, há parceria com outras três renomadas marcas para vestir os representantes brasileiros em Paris. A Peak, empresa chinesa de material esportivo, é a fornecedora oficial dos uniformes para a Vila Olímpica e competições, com mais de 50 mil peças prontas para distribuição. As Havaianas, internacionalmente célebres, dão o toque final ao acidente fashion, fornecendo os tradicionais chinelos brasileiros para as cerimônias da competição.
Acompanhe novidades do Time Brasil no X (antigo Twitter):
Tweets by timebrasil