Quando comecei a ler as listas de embalagem sugeridas para uma viagem de cruzeiro pela Noruega norte em fevereiro, por pouco não perdi a cabeça e cancelei tudo. As camadas extras de roupa eu já esperava, mas os conselhos sobre que tipo de vestuário levar – de cuecas de lã a balaclavas – fizeram minha inquietação escalar até virar palpitações no coração.
A terapia de exposição é o tratamento psicológico que consiste na introdução e confronto gradual com as coisas que tememos, para dissipar a ansiedade e quebrar a evitação do medo. O ritmo é importante – usualmente, a progressão gradual da exposição aos medos mais severos importa. Mas, por outro lado, existe também a inundação: um tipo intensivo de terapia de exposição na qual você deve enfrentar seu medo no máximo nível de intensidade por um período prolongado. No pior dos casos, a inundação pode causar trauma e até hospitalização. Em seu aspecto positivo, um paciente pode superar medos de uma maneira muito mais eficaz em tempo e custo.
Eu ficaria na Noruega por 6 dias. Ainda não sabia, mas estava prestes a encarar meu próprio Fator Medo.
Medo: Congelar até a Morte
Veja bem, sou extremamente sensível ao frio. O frio é doloroso e exaustivo. Ele me deixa tenso e geralmente aborrecido. E nem me fale do caos absoluto que ele provoca na minha pele. A neve, uma extensão do frio, é automaticamente terrível. É bonita por uns 5 segundos quando cai, e depois se transforma em estradas geladas perigosas e pilhas de lama suja. O maravilhoso mundo de inverno é uma farsa completa.
Suponho que estar frio não seja um medo preciso, mas o terror que surge do conhecimento de que enfrentarei temperaturas extremas envia adrenalina pelas minhas veias. Não pratiquei muita terapia de exposição pessoalmente, e a única maneira que sei de combater o medo é com preparação. Aqui estão algumas coisas que levei comigo para acalmar meus medos congelados:
Botas de neve impermeáveis, até o joelho
Um casaco acolchoado até a canela
75 pacotes de aquecedores de mãos
Uma garrafa térmica
Luvas de lã e mitenes acolchoados (para serem usados juntos)
Leggings forradas de fleece e calças de esqui
Correntes para pneus
Meias de lã, cachecol, chapéu
Suéteres e roupa íntima térmica
Um senso de futilidade
Loção extra hidratante e protetor labial
Xanax
Revisei minha lista enquanto fazia as malas e realmente senti que estava preparado. Preparar-se para o frio era, como diz Ralphie de “Uma História de Natal”, “como se preparar para mergulho em mar profundo”, e com minhas camadas, eu parecia “um carrapato prestes a estourar”. Que fofo!
Infelizmente, já estava tomando Xanax. Esperava estar pronto.
Embora estivesse preocupado com o frio, sabia que haveria alívio do ar gélido ao ar livre em saunas, o Método Escandinavo de Dormir (duvets separados, sem lençol de cima), e copiosos copos de vinho tinto. Eu seria capaz de me remover fisicamente das temperaturas amargas. Mas e quando você está cruzando as águas agitadas do Mar de Barents em acomodações que balançam e você sofre de enjoo de movimento há muito tempo? De que estaria fugindo então?
Esqueça todo o Dramamine, gengibre em mastigáveis, patches e pulseiras – para algumas pessoas, se você experimenta enjoo marítimo, sabe que não há como pará-lo. Eu sou algumas dessas pessoas.