Pura Vida! 8 curiosidades e mais algo que você precisa saber sobre a Costa Rica

Pura Vida! 8 curiosidades e mais algo que você precisa saber sobre a Costa Rica

Se você gosta de explorar lugares exóticos, com certeza já ouviu falar sobre a Costa Rica. Esse minúsculo país da América Central é gigante em tudo aquilo que se propõe a ser: uma das suas maiores premissas é a de que você pode tomar café da manhã à beira do Oceano Atlântico, e almoçar molhando os pés no Pacífico, de tão pequenas que são suas dimensões terrestres.

Apesar do seu tamanho diminuto, os Ticos (como eles costumam chamar a si mesmos), têm motivo de sobra para se orgulhar da sua nação, que frequentemente aparece nas listas de lugares mais felizes do mundo. Descubra neste artigo 7 curiosidades e + 1 surpresa que farão você considerar a Costa Rica como roteiro da sua próxima viagem internacional!

1. Bioma realmente diverso

Tem de tudo na Costa Rica: O país é banhado pelo Atlântico e Pacífico. Tem montanhas frias, praias quentinhas, cachoeiras e lagos vulcânicos. Não é à toa que Hollywood constantemente a elege como destino para locação de suas filmagens, entre eles Velozes e Furiosos e toda a franquia Jurassic Park! Sim, não seria difícil imaginar um Tiranossauro Rex vivendo naquelas florestas tropicais!

2. Terra de vulcões

Com pouco mais de 51.180 km² de território, o país tem nada menos do que sete vulcões ativos! Eles compõem a paisagem local, dando um toque pitoresco e único ao que os olhos podem alcançar..

Os lagos vulcânicos que mencionei acima são a cereja do bolo para quem deseja fazer turismo de exploração. Vulcões como o Irazu, Poás e Arenal não ficam tão longe da capital San José, e merecem uma visita especial. Menção especial também para as corredeiras, onde se praticam esportes radicais como o rafting e rapel, e as cachoeiras. Em 2013 Beyoncé casou por lá, e não pôde escapar de um click em La Fortuna, na região de Guanacaste.

3. Ay Caribe mio!

Sim, queridos leitores, tem Caribe na Costa Rica! E não, a Costa Rica não é só Caribe! A região sul do país faz parte da zona que compõe o mar caribenho. Puerto Limón e Puerto Viejo de Talamanca são locais onde a água é mais quente, a comida mais saborosa e o reggae come solto! Se você for a estes lugares, preste atenção à forma com a que as pessoas se comunicam: o sotaque carregado é o famoso criollo limonense.

Beyonce clicada em La Fortuna, Guanacaste

4. Manuel Antonio

Do outro lado, na região do Pacífico, está o Parque Nacional de Manoel Antonio. uma formação rochosa, que salienta da terra sobre o mar, imitando a forma de uma árvore. Essa área é um patrimônio nacional que reúne milhares de turistas durante todo o ano. Cervos, macacos, bichos-preguiças, iguanas e guaxinins passeiam tranquilamente entre os visitantes, dando um toque inesperado.

5. Culinária Especial

Por ser um país tropical não faltarão semelhanças e diferenças entre o que se come por lá. Explico melhor: há grande incidência de ingredientes parecidos, como o arroz e o feijão. A diferença, entretanto, está na forma de preparo. O Gallo Pinto é uma mistura desses dois ingredientes, servido como café da manhã. Não se assuste se um tico aparecer pedindo um Pinto Grande com ovos às 8h da manhã!

6. San Jose, o centro urbano

A capital da Costa Rica é diferente de todo o resto do país. Pra começar, ela está no seu interior, no centro do território. Também não é quente como os locais de praia, nem frio como o topo das montanhas. San Jose é o centro administrativo e financeiro do país: é lá onde os pepinos são resolvidos e onde está a maior parte da história registrada. Visite o Museu do Jade e cultura Pré-Colombiana e o Museu Nacional da Costa Rica para conhecer mais sobre um passado glorioso.

8. Pura Vida, uma forma de levar a vida

Um bordão, uma gíria e um lema de vida. Os costarriquenhos levam essa frase na ponta da língua, utilizando-a em diferentes situações comunicacionais. “Pura Vida” é uma celebração da alegria de viver num país lindo, tranquilo e aconchegante, frequentemente associado como o país mais feliz do mundo. Mas não se engane! “Pura Vida” pode significar também o exato oposto, expressando ironia e contrariedade. Curioso, não?

Curiosidade extra:

Português para todos os lados

O Português é nada menos do que o terceiro idioma mais falado da Costa Rica! Inimaginável, não? Mas pura verdade. O país possui grande incidência de falantes de inglês, por conta das estreitas relações comerciais que possuem com os Estados Unidos. Por conta disso, os Ticos, em busca de destaque no mercado de trabalho, se aventuram na aprendizagem da língua portuguesa para aprimorar suas habilidades. Não se assuste se encontrar um costarriquenho fluente ao falar com brasileiros! Eles amam a nossa cultura.

Acompanhe novidades sobre a Costa Rica no X (antigo Twitter):

Mundo