Taca dendê! Top 5 melhores pratos da cozinha baiana com azeite para fortalecer a imunidade

Taca dendê! Top 5 melhores pratos da cozinha baiana com azeite para fortalecer a imunidade

Saiba mais sobre as comidas feitas com dendê, um ingrediente essencial na Bahia. Confira o top 5 de pratos típicos baianos.

O dendê é o verdadeiro “queridinho” da culinária baiana. Extraído do fruto da palmeira africana, esse óleo alaranjado e aromático é responsável por dar aquele toque especial em várias iguarias típicas do Brasil, especialmente na Bahia.

Mas, como tudo na vida, o dendê também tem seu lado A e lado B. Se por um lado ele é rico em antioxidantes e dá um up no seu sistema imunológico, por outro, exagerar na dose pode levar a níveis altos de colesterol. Ou seja, com o dendê, é tudo questão de aproveitar com moderação!

Polêmicas e controvérsias no uso do dendê

E se você acha que o dendê só rende pratos deliciosos, espere até ouvir sobre as polêmicas que ele já causou. Em 2023, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro decidiu declarar o acarajé como patrimônio cultural carioca. O resultado? Revolta e memes! Muitos baianos torceram o nariz para a apropriação, destacando que o acarajé é um símbolo profundo de fé, resistência e história da Bahia. Afinal, quem prepara e vende essa delícia, com seus trajes tradicionais, são as “Baianas do Acarajé” , e não “Cariocas do Acarajé”!

Além disso, na década passada, uma decisão judicial chamou atenção ao proibir que neopentecostais chamassem o acarajé de “bolinho de Jesus” ou “bolinho gospel”. A sentença foi clara em defender o uso do termo “acarajé” para a iguaria tradicional, ressaltando que o nome carrega consigo um profundo significado cultural, religioso e histórico, associado às tradições afro-brasileiras e ao candomblé.

A tentativa de rebatizar o acarajé, distanciando-o de suas raízes foi vista como um desrespeito à identidade cultural da Bahia. A justiça entendeu que essa renomeação poderia descaracterizar a iguaria e desconsiderar seu valor simbólico, reforçando a importância de preservar a tradição de um patrimônio tão significativo da cultura baiana.

Então, é isso! Para celebrar a verdadeira herança do dendê, vamos destacar o top 5 de pratos típicos da Bahia que levam esse ingrediente essencial!

Top 5 Pratos Feitos com Dendê

Há muitas receitas e variações que levam dendê e são verdadeiras iguarias. Todas elas com o seu tom amarelado clássico, que brilha como ouro. Como não podemos listar todas, segue aqui uma lista das mais celebradas!

1. Acarajé e AbaráStreet Food de cacife

Acarajé e abará figuram o topo da lista de comidas com dendê

O acarajé é um dos pratos mais emblemáticos da Bahia e um dos melhores representantes do uso do dendê. Bolinho de feijão-fradinho frito no azeite de dendê, o acarajé é cortado ao meio e recheado com vatapá, caruru, camarão seco e pimenta, formando uma explosão de sabores.

Já o seu “primo”, o abará, é preparado com os mesmos ingredientes, mas cozido no vapor em folhas de bananeira (o processo de embalamento é um dos mais difíceis!). É mais denso e nada crocante, mas igualmente saboroso, o abará é uma opção leve para quem quer explorar diferentes formas de degustar essa tradição baiana.

Veja mais sobre esse mistério:

2. Xinxim de FrangoA proteína que todo mundo gosta

o xinxim de frango é um top 5 melhores comidas com dendê

O xinxim de frango é um prato tradicional que mistura sabores marcantes e texturas únicas. Feito com pedaços de frango cozidos lentamente em um molho encorpado de azeite de dendê, amendoim, castanha de caju, leite de coco e camarão seco, o xinxim é servido com arroz branco e farofa de dendê, trazendo uma combinação rica e aromática que conquista paladares. O molho denso e cheio de sabor é o verdadeiro destaque deste prato, que é um exemplo perfeito de como o dendê pode transformar uma receita simples em uma experiência inesquecível.

3. CaruruA parte pelo todo, ou o todo pela parte?

Caruru: prato feito com quiabo

Aqui temos duas interpretações, fazendo do caruru um prato que revela toda a complexidade da culinária baiana. O caruru “de verdade” é feito com quiabo, camarão seco, castanha de caju, amendoim, temperos como gengibre, e, claro, dendê. Servido tradicionalmente com acarajé ou como acompanhamento de outros pratos, o caruru é parte de uma refeição completa. Uma dica: para um caruru menos babado, experimente secar quiabo por quiabo, antes de cortá-lo!

Já o Caruru de Cosme e Damião é um banquete oferecido em setembro em homenagem aos santos, onde além do prato principal, o célebre cortadinho de quiabo, são servidos vatapá, xinxim, feijão fradinho, milho branco, entre outros acompanhamentos, podendo chegar a ser servido até mesmo ovo cozido e rapadura! Não se engane: cada ingrediente ali existe por um motivo de fé. Essa tradição é retrato da religiosidade e celebração, marcando a devoção dos baianos e renovando a suas preces para mais um ano.

Veja mais dicas para um caruru sem baba:

4. MoquecaPra você eu digo sim!

a moqueca pode ser feita de diversas formas, mas a de peixe é a mais famosa

A moqueca baiana é uma celebração do dendê e dos frutos do mar, o que faz dela o prato principal mais famoso daquela cultura. Diferente da versão capixaba, a moqueca da Bahia leva azeite de dendê, leite de coco, cebola, tomate, pimentão e coentro, cozidos juntos com peixe, camarão, polvo ou até mesmo ovo. Sim, ovo! Ele geralmente costuma ser utilizado para reaproveitar o caldo, quando o peixe já acabou, ou naqueles dias difíceis onde não tem nada na geladeira!

O resultado é um caldo encorpado cujo cheiro vai longe, com o sabor do dendê harmonizando perfeitamente com o frescor dos frutos do mar e o toque de coentro. Servida com arroz branco, pirão e vinagrete, a moqueca é um prato que transporta qualquer um para as praias e sabores da Bahia. Deu vontade!

Tentado com a moqueca de ovo? Veja uma receita simples!

5. VatapáAfro-brasileira do norte-nordeste

O vatapá é afrobrasileiro e conta com diferentes receitas

O vatapá é uma iguaria que simboliza a conexão da culinária baiana com suas raízes afro-brasileiras. Feito a partir de pão, farinha de milho ou de trigo, leite de coco, camarão seco, amendoim, castanha de caju e dendê, é um creme de textura suave e muito perfumado. Na na Bahia ele é servido como acompanhamento de pratos como acarajé, ou pode ir junto com uma moqueca ou o caruru. Mas se engana quem pensa que ele é exclusividade de lá.

Nas capitais do norte e nordeste, o vatapá ganha variações e adaptações, podendo ser recheado com peixe, camarão, ou levar até mesmo quase nada do azeite (tem barriga que não aguenta!). Há receitas muito famosas em Recife e em Belém do Pará, por exemplo, refletindo a singularidade de um prato interregional.

Conclusão: pode tacar dendê!

A culinária baiana, com seu uso generoso do dendê, é um tesouro gastronômico e cultural que transcende o simples ato de comer. Cada prato conta uma história, traz memórias e reafirma a identidade de um povo, que é célebre por muitas coisas.

Na boca do povo, o o uso do dendê acende polêmicas, desperta paixões e, se mal administrado, pode render uma boa cólica intestinal! Por isso, tome muito cuidado com a qualidade do azeite que vai consumir. De resto, bom apetite, delicie-se com essa miragem gastronômica que só se vê na Bahia!

Mundo