Canal Brasil preparou maratona Andrea Beltrão em homenagem aos seus 60 anos

Andréa Beltrão: inventora do carisma comemora 60 anos com maratona de filmes na TV fechada

Um das atrizes mais carismáticas da atualidade, Andréa Beltrão celebra 60 anos com maratona especial no Canal Brasil. Relembre seus papéis marcantes no cinema e na TV.

Tônha, Marilda, Hebe… A atriz Andréa Beltrão completa 60 anos com uma trajetória única e plural na televisão, cinema e teatro brasileiros. Nascida em 16 de setembro de 1963, no Rio de Janeiro, começou sua carreira aos 14 anos no Teatro Tablado, uma das maiores escolas de formação de atores do país. Ao longo de sua jornada, Andréa se destacou pela sua versatilidade e coragem de escolher caminhos menos convencionais para uma profissional de sua geração.

Ao contrário de muitas “divas” da televisão brasileira, Beltrão sempre preferiu papéis marcantes em filmes e séries a uma longa lista de novelas, chegando até a ser considerada persona no grata. Em homenagem aos seus 60 anos, o Canal Brasil preparou uma maratona especial com alguns dos filmes mais significativos de sua carreira, os quais devem ser exibidos ao longo da semana. Mas falemos antes de suas personagens mais icônicas!

Um legado de personagens inesquecíveis

Beltrão deu vida à Hebe na série da Globoplay

Dona de uma habilidade única para transitar entre comédia e drama, Beltrão construiu uma carreira sólida, recheada de personagens impactantes. Seu primeiro grande sucesso na TV foi como a repórter Zelda Scott, no seriado “Armação Ilimitada” (1985-1988), marcando presença com humor e ousadia num dos primeiros casos de “trisal” na dramaturgia brasileira.

Anos depois, engrossou o caldo na comédia A Grande Família (2003-2010), interpretando Marilda, a desbocada cabeleireira que se tornou uma das figuras mais queridas da série. Já em “Tapas & Beijos” (2011-2015), deu vida à complicada Sueli, mostrando mais uma vez sua habilidade para construir personagens cômicas, mas com profundidade.

Em 2021 deu vida à Rebeca na novela Um lugar ao Sol, abrindo o debate sobre tesão na meia-idade e outros assuntos de lobas. Ela foi ainda a responsável por dar vida à lendária Hebe Camargo: embora não pareçam muito fisicamente, somente uma profissional do naipe de Andréa poderia fazer algo à altura da rainha da TV.

Agora, no ar como Zefa Leonel, Andréa brilha como protagonista no horário das 6. Mas a TV fechada preparou uma homenagem especial para a diva. Acompanhe.

LEIA  Porque Mania de Você tem avaliação 2.5 pelo google? Avaliação de usuários derruba teorias

Maratona Andréa Beltrão no Canal Brasil: homenagem aos 60 anos

andreia beltrão inspira gerações com seu estilo único

Para comemorar os 60 anos de Andréa Beltrão, o Canal Brasil preparou uma maratona especial com alguns dos filmes mais importantes de sua carreira, exibida no último dia dia 16 de setembro. Esta maratona ofereceu ao público uma oportunidade única de revisitar ou conhecer a versatilidade da atriz através de diversos gêneros cinematográficos.

As produções deverão ser reexibidas no canal durante toda semana, além de se encontrarem disponíveis no Globoplay.

Filmes da maratona Andréa Beltrão no Canal Brasil:

  • Vai Trabalhar Vagabundo 2 (1991) – Direção: Hugo Carvana
    Sinopse: Nesta comédia, Andréa Beltrão faz uma participação especial como Meg, uma amiga do personagem principal, Edu (Marcos Palmeira), que esconde um segredo importante de Dino (Hugo Carvana). A trama gira em torno de Dino, um bon vivant que engana uma viúva rica para financiar seu retorno ao Brasil e se esconde em um caixão para evitar ser descoberto. Com seu humor ácido e críticas sociais, o filme rendeu a Beltrão o Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Brasília.

  • A Grande Família: O Filme (2007) – Direção: Maurício Farias
    Sinopse: No longa inspirado na famosa série de TV, Andréa Beltrão reprisa o papel de Marilda, uma cabeleireira que se envolve em uma série de confusões quando decide conquistar o ex-namorado de sua amiga Nenê (Marieta Severo), interpretado por Paulo Betti. A trama aborda de forma cômica temas como família, amizade e segundas chances.

  • Pequeno Dicionário Amoroso (1996) e Pequeno Dicionário Amoroso 2 (2015) – Direção: Sandra Werneck
    Sinopse: No primeiro filme, Andréa interpreta Luiza, que se apaixona por Gabriel (Daniel Dantas) e, juntos, eles percorrem as diversas fases de um relacionamento, da paixão inicial à separação. No segundo longa, o casal se reencontra após 16 anos separados, trazendo reflexões sobre o amor e o tempo. Ambos os filmes são marcados pela forma poética e realista com que tratam os relacionamentos humanos.

  • Sob Pressão (2014) – Direção: Andrucha Waddington
    Sinopse: Situado em um hospital público do Rio de Janeiro, o filme é um drama intenso que acompanha um dia na vida de médicos que precisam lidar com decisões éticas em meio à escassez de recursos e à violência urbana. Andréa Beltrão faz uma participação especial neste filme que reflete as dificuldades enfrentadas pelo sistema de saúde no Brasil.
LEIA  Thriller divertido Chega a Prime Vídeo e tenta homenagear Hitchcock, mas com falhas no roteiro

  • O Bebê (1987) – Direção: Ana Maria Magalhães
    Sinopse: Um curta-metragem peculiar, onde Andréa interpreta uma jovem mãe, Marta, que descobre que seu bebê recém-nascido fala, mas somente com ela. O filme explora o surrealismo e a conexão única entre mãe e filho, trazendo um tom poético e inquietante.

  • Verlust (2020) – Direção: Esmir Filho
    Sinopse: Este drama moderno explora as complexas relações familiares e sociais através da história de Frederica, uma empresária da música que enfrenta crises em sua vida pessoal e profissional. A atuação de Andréa Beltrão no papel principal adiciona camadas de intensidade emocional e sutileza à narrativa.

  • Salve Geral (2009) – Direção: Sérgio Rezende
    Sinopse: Um thriller baseado em eventos reais que narra a história de Lúcia, uma professora de piano, e seu filho adolescente, que se envolve com o crime organizado dentro de um presídio. Andréa Beltrão participa de um elenco poderoso que explora o impacto das escolhas e as consequências na sociedade.

  • Garota Dourada (1984) – Direção: Antônio Calmon
    Sinopse: Em um de seus primeiros papéis no cinema, Andréa vive Glória, uma jovem fascinada pelo roqueiro Zeca (Sérgio Mallandro). Sua atuação cativante captura o espírito jovem e vibrante dos anos 80, em uma trama que mistura romance, música e comédia.

Um ícone do entretenimento brasileiro

Como Tônha, em Mulheres de Areia, Beltrão brilhou como segunda mocinha

Andréa Beltrão é, sem sombra de dúvida, uma das atrizes mais respeitadas e talentosas que temos. Seu trabalho ao longo das décadas mostra a sua versatilidade como atriz, além de toda habilidade em escolher papéis que desafiam as convenções e oferecem novas perspectivas ao público. A maratona no Canal Brasil é uma celebração merecida de uma carreira que, aos 60 anos, continua inspirando e entretendo.

E para você, qual seu papel preferido de Andréa na dramatugia nacional? Veja um trecho da Queen na série Som & Fúria (2009):